Doação de Sangue e de Medula Óssea

Conscientização para alunos do 8º ano

maio/2011 

Doação e responsabilidade

      O sangue é um elemento indispensável à vida. Sem ele, seríamos incapazes de oxigenar e nutrir nosso corpo, e morreríamos. Não há nada que substitua esse nosso tecido líquido.

      O sangue das pessoas saudáveis é constantemente renovado, por isso a perda de sangue que ocorre na doação é reposta em pouco tempo.O sangue de uma pessoa pode salvar não apenas uma, mas três vidas. Isso porque o sangue colhido do doador é fracionado em três componentes: as plaquetas, as hemácias e o plasma, cada um com um destinatário diverso.

      São muitos os casos em que é preciso recorrer ao banco de sangue: transplantes, grandes cirurgias e vítimas de acidentes precisam de transfusão. Portadores de doenças graves cujo organismo não é capaz de produzir as células sanguíneas necessárias, seja por deficiência natural, seja por tratamento que bloqueia sua produção, como a quimioterapia, também precisam de transfusões sanguíneas para sobreviver. Nessa categoria se enquadram algumas doenças do sangue, como vários tipos de câncer e de leucemia.

      São tantas pessoas que precisam de sangue que, não raro, algumas delas são nossas conhecidas, amigas ou parentes. Mas o banco de sangue também existe para ajudar aquelas pessoas anônimas, que não têm ninguém à sua volta que possa ajudar, ou simplesmente quando não há tempo de convocar familiares para doar sangue, o que é comum em acidentes graves, como os automobilísticos, quando a perda de sangue é muito grande.

      Os doadores podem não saber o destino de seu sangue na hora da doação, na maioria das vezes, mas de uma coisa têm certeza: o que fazem é indispensável à vida.

       Para termos um estoque de sangue que atenda a todas as necessidades da população de São José do Rio Preto e região em quantidade e qualidade, precisamos ter uma comunidade educada e participativa para doar sangue de forma espontânea, habitual e responsável.

(Palestra da assistente social do Hemocentro de São José do Rio Preto, Andresa Lopes Lima).
  

Profª Vera Regina de Oliveira (Branca)
voliveira@csj.g12.br