Projeto: Análise Geográfica, Ambiental e Turística no
Zoológico e Bosque Municipal de São José do Rio Preto

6º ano

junho/2011 

Áreas envolvidas:
Geografia, Português e Informática

Professores Responsáveis:
Profª. Janete Tavares de Souza Zanuzzo (jzanuzzo@csj.g12.br)
Profª. Vera Lúcia Girardi Racanicchi (vracanicchi@csj.g12.br)
Profª. Paula Fernanda Prette Charaf Bdine (pbdine@csj.g12.br)

Coordenação:
Mara Cristina B. da S.Freitas (mfreitas@csj.g12.br) 

JUSTIFICATIVA

O Turismo Sustentável não é somente proteção ao meio ambiente, ele está ligado à viabilidade econômica  a longo prazo e à justiça social. O progresso em direção às formas mais sustentáveis de turismo dependerá muito mais das atividades e das atitudes dos turistas que das ações de órgãos públicos.

O Bosque Municipal constitui um espaço que pode possuir excelente qualidade, controlando o impacto sobre o ambiente natural e cultural local em favor da comunidade, contemplando as ações voltadas ao turismo, através do resgate e à valorização da cultura, dos recursos naturais e patrimoniais, com a participação da população.

OBJETIVOS

GEOGRAFIA
O presente projeto tem por objetivo fazer uma análise geográfica local e ambiental, bem como trabalhar conceitos de turismo sustentável, já que se trata de uma área de lazer da comunidade, e ainda levar o educando a refletir sobre o seu papel de cidadão co-responsável pelo local onde vive. 

PORTUGUÊS
Retratar através de um texto, todos os enfoques analisados nos objetivos de Geografia.

INFORMÁTICA
Registrar através de imagens capturadas pelos alunos os objetivos propostos pelos professores.

METODOLOGIA

A sala de aula foi dividida em quatro grupos de acordo com o roteiro previamente estabelecido e discutido em sala de aula. Cada grupo fez sua pesquisa local com fotos e entrevistas aos funcionários e visitantes, além de propor soluções para os itens considerados críticos.

Produção textual usando o gênero discursivo poema, do qual será extraída uma estrofe que será estampada junto a ilustração no calendário de 2012.

O resultado será a confecção do calendário 2012.

Usando o recurso tecnológico através das imagens obtidas pelos grupos (uma máquina por grupo), será organizado e formatado em programa básico apropriado para complementar o calendário.

 


Álbum de fotografias