São Paulo Cultural

ano

maio/2010

 

 

A 5ª versão do São Paulo Cultural foi repleta de emoções e novidades.

Os alunos do 7º ano preparam uma pesquisa antes da viagem, no intuito de estudar os acervos dos museus que foram visitados.

Roteiro: Catedral da Sé, Pátio do Colégio, Museu Paulista, Pinacoteca, MASP, Museu da Língua Portuguesa, passeio de Maria Fumaça no Museu do Imigrante, Museu do Futebol e uma passeio de metrô. Fizemos não somente uma volta no tempo, mas na nossa História cultural.

Iniciando pelo MASP, apreciamos várias obras em exposição, entre elas a do artista surrealista Max Ernst - Uma Semana de Bondade - terceiro romance-colagem feito pelo artista durante uma viagem à Itália na década de 1930 (auge do surrealismo). A exposição tem como principais figuras Picasso e o próprio Max. Cabe ressaltar que é a primeira passagem destas obras pela América Latina.

A Pinacoteca conta com um belíssimo acervo permanente e nesse semestre apresenta a exposição de Candido Portinari (1903-1962).

Estão exibidos 58 trabalhos, entre pinturas, desenhos e gravuras. Todos pertencem à coleção do empresário Raymundo Ottoni de Castro Maya (1894-1968), mecenas muito próximo do modernista.

O Museu da Língua Portuguesa está como sempre interessante e desta vez divertidíssimo com a exposição “Menas - o certo do errado o errado do certo”. O próprio título da exposição é uma provocação. Mesmo sabendo que "menos" é um advérbio, portanto, invariável, quantas vezes já não ouvimos a "concordância" com o gênero feminino por pessoas das mais diferentes classes e idades. Para os curadores da exposição, os professores Ataliba de Castilho e Eduardo Calbucci, Menas está na fronteira entre tudo o que não vale e o vale-tudo. E essa provocação é a proposta da exposição que ocupa cerca de 450 metros quadrados do Museu da Língua Portuguesa, com sete instalações para enumerar nossos "erros" linguísticos mais comuns, entender por que erramos e discutir a amplitude e a criatividade da língua.

E ainda estava acontecendo a Virada Cultural, mostrando a cidade de São Paulo cheia de palcos e músicas por todos os lados. Como sempre, valeu super a pena!!!!! 

Profª. Glaucia Cristina Rodrigues Gomes
ggomes@csj.g12.br

Prof. Luís Gustavo da Conceição Galego
lgalego@csj.g12.br

 

 

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)