8º ano
maio-junho/2010
OBJETIVO: Explorar um aspecto de extrema importância na França revolucionária: o papel dos jornais, dos folhetos, dos cartazes e de outros materiais impressos para difundir notícias e ideias entre as pessoas.
Embora boa parte da população francesa não soubesse ler, a circulação de textos impressos permitiu que boatos, notícias e ideias chegassem mais rapidamente a diferentes regiões do país. Os textos lidos em voz alta e seu conteúdo contado e recontado de boca em boca contribuíram enormemente para a formação da opinião pública na França.
Trabalho de
História
8º ano B, C e D
Professora Cecéu
Obs. Esta atividade, além de aprimorar as habilidades de pesquisa, seleção de informações e produção de texto, também permitiu ao aluno desenvolver a capacidade de perceber que a matéria jornalística não está isenta de subjetividade e que o ponto de vista de quem escreve muitas vezes orienta e define o olhar sobre um acontecimento.
Também trouxe a discussão sobre a velocidade de informação durante a França revolucionária e hoje, com todos os recursos modernos.
Profª. Maria do Céu de Toledo Piza Ferraz (Cecéu)
mferraz@csj.g12.br