“Metade de uma Rosa”

 

Encontro com o escritor Jonas Ribeiro

 

8º e 9º anos

junho/2009

 

            Os alunos dos 8ºs e 9ºs anos leram “Metade de uma Rosa”, de Jonas Ribeiro, que relata a triste realidade da prostituição infantil e, de uma maneira poética, protesta contra o turismo sexual.

            Complementando a leitura, os alunos pesquisaram sobre a Declaração Universal dos Direitos da Criança e sobre o projeto Axé que visa, através da Arte, proporcionar às crianças e adolescentes a esperança de construir um novo projeto de vida.

No dia 04 de junho, Jonas Ribeiro esteve no Colégio se reunindo com os alunos para um bate-papo, enriquecendo a leitura e dando-lhes a oportunidade de interagir com a obra, através de seu criador.

            Abaixo estão os depoimentos das classes sobre essa leitura.

 

 

            “Com uma linguagem poética, a história mostra uma realidade triste, o turismo sexual. E o que mais nos impressionou é a conivência da família.

            A criança, na sua inocência, vê o abuso sexual como uma forma triste de “gostar”.

            Resta-nos uma indagação: a pobreza leva à prostituição, a aceitação?”

8º ano A

 

 

            “De uma forma concisa e poética, denuncia-se o sofrimento das famílias e das crianças que são exploradas sexualmente.

            Além de informar, incentiva-se a uma reflexão sobre esse problema social em que as pessoas se omitem diante do dinheiro, se acostumam, pois não há ações concretas das autoridades responsáveis.

            As ilustrações se entrelaçam ao texto, formando um todo significativo; a imagem da metade de uma rosa funde-se à perda da infância, da pureza, impossibilitada de desabrochar num processo natural.”

8º ano B

 

 

            “O que importa não é a quantidade de linhas ou páginas de um livro, mas a maneira como a história desse livro atinge as pessoas – e, sem dúvida, a história do livro Metade de uma Rosa nos atingiu.”

8º ano C

 

 

            “Metade de uma Rosa parecia ser, à primeira vista, um “livro fácil” porque tem poucas páginas, mas quando iniciamos a leitura, percebemos claramente a seriedade do assunto e o quanto era importante ler a história com atenção para poder interpretá-la.”

8º ano D

 

  

            “O que mais nos impressionou foi que o autor Jonas Ribeiro conseguiu, em poucas palavras, escrever uma história tão complexa.”

9os anos

 

 

Profª. Cláudia F. Conter Pinheiro

cpinheiro@csj.g12.br

Profª. Marta Maria C. Fregnan Faça

mfaca@csj.g12.br

 

 

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)