TERRÁRIO

                                            Um jardim em miniatura

abril/2008  

O terrário, um ecossistema fechado, surgiu no fim do século XIX, quando o inglês Nathanael Ward, médico e colecionador de plantas raras, adaptou um recipiente de vidro no qual pudesse transportar as plantas que descobria nas regiões de clima tropical.

A água através da transpiração das folhas, se condensa sobre as paredes do vidro, de onde escorre de volta para a terra sendo absorvida pelas plantas.

Num terrário, reproduz-se a atmosfera quente e úmida das florestas, para que as plantas encontrem condições de desenvolvimento e sustentabilidade.

Nos terrários montados pelos alunos dos 9º anos foram colocadas plantas como jibóias e fitônias, areia lavada para drenagem, terra vegetal e pedriscos.

Durante o preparo do terrário e nas observações após a execução final, os alunos exercitam as etapas do método científico com a descoberta da maneira mais adequada de colocar os elementos bióticos e abióticos.

O entendimento das reações químicas e fenômenos físicos que ocorrem nesse ecossistema exige dos alunos, além do conhecimento conceitual, capacidade investigativa e interpretativa sobre ecologia, bem como a oportunidade de socialização.

Profª. Elisete Filomena Ferraresi dos Reis
ereis@csj.g12.br

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)