Curso sobre navegação com bússola e sobrevivência na mata
7º e 8º anos
outubro-novembro/2008
Aulas teóricas: 07, 09 e 24 de outubro (Colégio São José)
Práticas: 25 de outubro e
08 de novembro
– Fazenda Fartura (Adolfo)
Se existe um tema que desperta interesse nos alunos é o tema relacionado ao desconhecido e imprevisível. Há tempos que comentamos sobre a necessidade de conhecimento botânico e biológico para saber lidar com situações como perder-se em matas ou sofrer algum acidente e ficar sem comunicação com as cidades.
Os profissionais que orientam comissários de bordo para esses eventuais acontecimentos, Antonio Marcos Zequini e William Mileta, também prepararam os alunos do Colégio São José para essa missão de reconhecimento, obtenção de alimento e água, construção de armadilhas e de abrigos e orientação por bússola magnética, em uma mata de 80 alqueires, no município de Adolfo.
Os alunos receberam, ainda, instruções sobre o controle de pequenas hemorragias, imobilização de fraturas e construção de maca para o transporte de feridos com uso de recursos disponíveis.
Na volta ao ponto de embarque, recolheram o lixo deixado às margens do manancial, como forma de conscientização ambiental e ecológica.
Realmente foi uma atividade que uniu o conhecimento científico ao cotidiano em situações de risco, que achamos muito distante de nós, mas para as quais devemos estar preparados.
25 de outubro - 7º ano
Acompanharam os alunos os professores: Luis Gustavo (Ciências), Darcília (Ed. Física), Marcos (Ed. Física), Janete (Geografia) e Nilza (Inglês).
(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão
Voltar
do navegador para retornar)
08 de novembro - 8º ano
Acompanharam os alunos os professores: Marcos (Ed. Física), Darcília (Ed. Física) e Débora (Geografia).
(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão
Voltar
do navegador para retornar)