UMA LIÇÃO DE VIDA

Benedito Franco Leal Filho "Neno"

outubro/2008 
 

Depoimento de mãe de aluno


“Tempo do Ver e do Não-Ver” e de reencontros
 

      Tenho uma amiga, Maria Inês, que durante muitos anos foi aquela com quem “minha solidão se sente acompanhada” (numa referência à música Iolanda) e sabe-se lá por que caminhos ou descaminhos, a gente se perdeu.

      Há algum tempo tenho pensado nela e na sua família, pessoas cultas para as quais o hábito da leitura existiu desde cedo.

      Quando recebi o Informativo do 3º trimestre, me surpreendi ao ver o título do livro “Tempo do Ver e do Não Ver” de Benedito Franco Leal Filho, que é o Neno, irmão de Maria Inês.

      Depois de tanto tempo (mais de 20 anos), reencontro meu amigo numa palestra no São José. Ele se tornou escritor. Vejam só!!

      O depoimento dele foi emocionante (para mim, por claras razões sentimentais) e muito divertido.

      O Neno falou de situações curiosas e interessantes, pelas quais passa um deficiente visual, que nós nem imaginamos.

      O fato é que não sabemos como lidar com eles, nem como facilitar suas vidas.

      Os alunos que estiveram presentes tiveram um comportamento exemplar - de atenção, de respeito, de interesse - com perguntas bem elaboradas. Uma delas foi “do que ele sentia mais saudade no seu tempo de ver” e ele disse que era do mar. Lindo!

     Ficou bem claro o tamanho imenso que foi a literatura, a leitura, na passagem do Tempo de Ver para o de Não Ver, o quanto o auxiliou e coloriu seu caminho.

      Após a palestra fui dar um abraço no meu amigo (com o coração saltitante) e ele disse que é a segunda vez que vem ao Colégio São José, e que em ambas, ele gostou muito da participação dos alunos e de como foi recepcionado.

      E, inacreditavelmente, desse jeito, reencontrei minha amiga, por enquanto, só por telefone, mas logo logo, será ao vivo e a cores.

                                                             Gracias São José e professoras! 

 

Célia Regina Delarmelino Silva
(mãe de João Pedro Delarmelino Silva – 8ºC)