Fazenda Santa Cecília e Brodoski

O Café e a Arte

6º ano

11 e 12/outubro/2008 

 

Fazenda Santa Cecília: localizada na cidade de Cajuru, é um dos conjuntos arquitetônicos mais preservados e importantes da chamada ”Era do Café”, período em que muitas cidades do interior se desenvolveram mais intensamente.

Uma das maiores produtoras de café do estado de São Paulo, a fazenda, hoje, guarda as lembranças como – terreiro de café, tulha, casas dos colonos, capela, estação ferroviária, maquinário de secagem, beneficiamento e moagem do café – além das trilhas pela Mata Atlântica e a sede da fazenda com móveis e utensílios da época.

Os prédios históricos permaneceram intactos após a divisão das terras aos herdeiros da família Sampaio Moreira, que mantêm estrutura para hospedagem, cultura e viagem no tempo.

As viagens culturais, como essa, possibilitam uma aprendizagem mais intensa, despertando no aluno o desejo de conhecimento e envolvimento com o saber.

 

Museu Casa de Portinari: na casa onde viveu com sua família em Brodoski, se localiza o museu que contém um acervo valioso tanto pela Arte como pelas obras pinceladas de afetividade, quando pintava para a mãe e para a “nona” nas paredes da casa.

Seu acervo artístico é constituído por pinturas murais, nas técnicas de afresco e têmpora, com temática predominantemente sacra.

Essa visita reforça todas as orientações e estudo sobre Arte vivenciados em sala de aula, além de aprofundar mais o conhecimento sobre Candido Portinari, o grande artista que contribuiu para valorizar a cultura nacional e a agricultura regional.  

Mara Cristina B. S. Freitas (Coordenação Pedagógica)
mfreitas@csj.g12.br

Gláucia Cristina Rodrigues Gomes (Professora de História)
ggomes@csj.g12.br

Janete Tavares Januzzo (Professora de Geografia)
jzanuzzo@csj.g12.br

 

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)