Excursão Cultural

                 Hidrovia Tietê-Paraná – Nova Avanhandava (Buritama-SP)

abril/2008
   

O projeto “Passeio Cultural Ecológico” aconteceu dia 17 de abril de 2008 com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e professores das áreas de Ciências e Geografia, privilegiando a complementação da aprendizagem adquirida em sala de aula.

A viagem realizou-se navegando o Lago de Nova Avanhandava e Três Irmãos, na Bacia do Rio Tietê, integrando turismo e conhecimento, objetivando a preservação do meio ambiente (fauna e flora), o processo de funcionamento da eclusagem, a geografia local, sua história e a importância do sistema hidroviário e hidrelétrico para a região.

A hidrovia Tietê-Paraná, também conhecida como a Hidrovia do Mercosul, possui 2.400 Km de vias navegáveis, passando por cinco estados brasileiros: São Paulo, Goiás, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, integrando também quatro países do Cone Sul: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Abrange mais de 220 municípios, com uma área de influência de 800.000 Km2 e 22.600MW instalados.

A excelente localização geográfica faz com que a mesma desponte como o principal fator de industrialização e turismo no interior paulista.

A navegação na hidrovia teve início em 1973 com a inauguração de Barra Bonita e em 1991, com o alagamento da barragem de Três Irmãos, inauguraram--se as Eclusas de Nova Avanhandava (Buritama).

As eclusas visitadas têm as seguintes medidas:

Comprimento útil superior:137,25m
Comprimento útil inferior: 137m
Largura útil de ambas: 11m
Desnível máximo superior: 18m
Desnível Máximo inferior: 16,60m

O turismo fluvial constitui uma atividade emergente, com tendência de crescimento para a agricultura e comércio; é, enfim, um rio de negócios.

 

Profª. Branca (Ciências)
Prof. Fábio (Geografia)

Profª. Mercês (Geografia)

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)