Terrário: natureza sustentável no vidro
9os anos – 13 de Abril de 2007
Introdução
O terrário é um recipiente de vidro com pedras, terra e plantas que permite observar o funcionamento do mundo natural de maneira investigativa e planejada.
A atividade permite explorar os passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão, através dos fenômenos químicos e físicos presentes na condensação da água causada pela evaporação. Como o recipiente se mantém fechado, o vapor se condensa e forma pequenas gotas que ficam nas paredes e na tampa, retornando para o solo.
Também é uma oportunidade para falar sobre a camada de ozônio e as conseqüências de sua destruição e sobre o efeito estufa, descobrindo na sustentabilidade do terrário que a natureza se desenvolve harmonicamente sem a interferência do homem.
A descoberta da quantidade de terra mais apropriada, da função da areia e os tipos adequados de plantas, incitam discussões comparativas e interpretações diversas, culminando na construção de conceitos fundamentados no método científico.
Objetivos
Observar os fenômenos físicos e químicos utilizando um modelo científico;
Desenvolver a capacidade de abstrair conceitos a partir de observações;
Gerar a oportunidade de socialização entre os alunos.
Estratégias
Através da escolha do recipiente para o terrário, da colocação da quantidade adequada de substrato (areia e terra) e das plantas, desenvolver a observação e a investigação, importantes procedimentos científicos para posterior levantamento de hipóteses e conclusões.
Cada grupo (9º ano) socializa as suas conclusões e o professor coordena a síntese coletiva, ampliando a experiência para a dimensão do ecossistema planetário.
Profª.
Elisete F. Ferraresi dos Reis
ereis@csj.g12.br
(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão
Voltar do navegador para retornar)n