Terrário: natureza sustentável no vidro

 

9os anos – 13 de Abril de 2007

 

Introdução

 

        O terrário é um recipiente de vidro com pedras, terra e plantas que permite observar o funcionamento do mundo natural de maneira investigativa e planejada.

        A atividade permite explorar os passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão, através dos fenômenos químicos e físicos presentes na condensação da água causada pela evaporação. Como o recipiente se mantém fechado, o vapor se condensa e forma pequenas gotas que ficam nas paredes e na tampa, retornando para o solo.

        Também é uma oportunidade para falar sobre a camada de ozônio e as conseqüências de sua destruição e sobre o efeito estufa, descobrindo na sustentabilidade do terrário que a natureza se desenvolve harmonicamente sem a interferência do homem.

        A descoberta da quantidade de terra mais apropriada, da função da areia e os tipos adequados de plantas, incitam discussões comparativas e interpretações diversas, culminando na construção de conceitos fundamentados no método científico.

 

Objetivos

 

Estratégias

                                                                         Profª. Elisete F. Ferraresi dos Reis
ereis@csj.g12.br  

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)n