REINO MONERA

As bactérias nossas de todos os dias!!!

 7os Anos – 02 a 04 de Abril de 2007

 

INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVAS

            As bactérias são os organismos mais antigos da Terra. Estima-se que elas surgiram há 3,5 bilhões de anos e desde então se diversificaram e dispersaram por todos os ambientes da Terra

            Além da importância evolutiva, as bactérias são organismos fundamentais para a ocorrência de diversos processos ecológicos, dentre os quais a decomposição da matéria orgânica e a ciclagem da mesma.

            Por outro lado, as bactérias relacionam-se com o homem de diversas formas. Todos nós apresentamos em nosso intestino uma flora bacteriana responsável pela transformação do bolo alimentar em fecal. Além disso, algumas poucas espécies podem produzir doenças no ser humano, como é o caso do bacilo do Tétano, do vibrião colérico e dos cocos da Gonorréia. Algumas bactérias podem, ainda, ser manipuladas pelo homem e receber insertos gênicos contendo informações importantes para a produção de determinadas substâncias, como ocorre com bactéria com o gene da insulina humana.

            O homem utiliza também as bactérias para produzir vários alimentos. Queijos, requeijão, iogurte entre outros alimentos são fruto da fermentação do leite. Neste caso, lactobacilos degradam o açúcar do leite (lactose) e liberam ácido lático que coagulará o leite, separando os componentes sólidos do soro. Para tanto, as bactérias usam como fonte de prótons os íons Ca+ (cálcio) que são abundantes em laticínios. Algumas bactérias podem ainda realizar fermentação alcoólica e são utilizadas na produção de bebidas como o vinho.

 

OBJETIVOS

Nesta atividade foram produzidos artesanalmente queijos e iogurte a fim de que os alunos pudessem desenvolver além de conteúdos conceituais relacionados ao Reino Monera (classificação, organização e metabolismo de bactérias), conteúdos procedimentais importantes para a produção de derivados do leite e conteúdos atitudinais relevantes para o trabalho em grupo e manipulação de alimentos.

 

METODOLOGIA E CONCLUSÕES

Primeiramente, os alunos estudaram características relevantes do Reino Monera, a utilização de bactérias na produção de alimento e os processos de conservação. Durante nosso estudo, enfatizou-se o metabolismo bacteriano com destaque para a fermentação do leite.

Após esta discussão teórica, os alunos produziram queijo e iogurte no espaço de culinária que existe no colégio. Na oportunidade, os alunos descobriram a importância da temperatura para a fermentação, o uso de uma fonte de bactérias (iogurte natural), de um agente coagulante (coalho) e o isolamento do meio para que o oxigênio não participe do processo, levando as bactérias a produzirem energia por fermentação e, com isto, liberarem ácido lático no leite.

Ao final da atividade, os alunos realizaram um café da manhã com os produtos de origem bacteriana fabricados por eles.

Esta atividade foi importante para o desenvolvimento de diversos aspectos formativos desde os mais acadêmicos até os de caráter prático.

 

Prof. Luiz Gustavo da Conceição Galego
lgalego@csj.g12.br

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)