CINEMA E EDUCAÇÃO

                                           O filme e a História

29 de março de 2007

          Inicialmente é preciso entender que a cada  nova linguagem adotada pelo homem em busca de aumentar a sua capacidade de comunicação, foi obtida a partir de uma evolução  lenta e de um processo difícil e árduo.
          Os meios de comunicação adquiriram grande poder e hoje são os verdadeiros construtores de visões de mundo e do gosto estético, em grande parte elaborados a partir de interesses de mercado.
          Como toda linguagem, as linguagens virtuais possuem elementos óbvios, explícitos, de fácil compreensão, e elementos sutis, semânticos, que são muitas vezes só percebidos pelo subconsciente. Quanto mais atentos estivermos na  apreciação de uma obra, melhor percebemos o ponto de vista do autor, seus valores políticos e éticos.
          Aproveitando o ensejo dos conceitos que foram discutidos, durante as aulas de história, relacionados ao Absolutismo Inglês ,  os alunos dos 8º anos foram ao  cinema para assistirem “A Rainha”, filme que retrata a vida política e social da Monarquia Inglesa durante o reinado de Elizabeth II.
          Essa atividade oferece aos alunos a  oportunidade de lançar seu olhar crítico e estético sobre o tema, afinal,poderão perceber as relações de poder  entre as diferentes classes sociais da época que culminaram em revoltas que  chegaram a abalar a Monarquia, embora ela tenha sido restaurada e se mantém até os dias atuais. Poderão também  perceber  o comportamento  cotidiano da época,  observar a cultura estética através das vestimentas e da arquitetura.
          Enfim, cinema e educação é despertar o “olhar ativo” sobretudo chamar a atenção para nossa capacidade de ver, é desenvolver a percepção visual, despertar o  “olhar ativo” e o senso critico que é um imperativo na educação.

Gláucia Cristina Rodrigues Gomes
Professora de História
ggomes@csj.g12.br