PRODUÇÃO
DE TEXTOS
A PRAÇA FAZ A DIFERENÇA
O Objetivo inicial e primordial dessa atividade é fazer com que o aluno seja atraído para o mundo da leitura de narrativas, contos, histórias em quadrinhos e poemas. Sendo assim, os professores utilizarão diversos recursos que motivarão o aluno, fazendo com que ele se envolva na atividade desejada.
Após esse envolvimento do aluno na atividade, o professor desenvolverá o texto, objetivando especificamente fazer com o aluno:
- aprenda ler e analisar, não só textos escritos, mas também a ilustração do mesmo;
- aumente o seu vocabulário;
- compreenda as expressões metafóricas;
- reflita sobre a linguagem do texto;
- perceba os estilos de linguagem presentes no texto;
- identifique, no texto, noções de causa e efeito;
- organize trechos de determinada história, construindo uma seqüência narrativa coerente.
A PRAÇA FAZ A DIFERENÇA
Praça. Ambiente acolhedor para bate-papos, descontração, lazer, enfim, horas de descanso. Será que é só isso? Em uma manhã nublada, levei meus alunos para uma aula. Na praça??? Estudaríamos um texto na praça, texto esse falando da natureza, é claro!
Todos animados, pois seria uma aula diferente. Que bom!!!
Após a leitura, a interpretação e discussões sobre o assunto em questão, sugeri que fizessem uma reescritura do texto. Cada um procurou um lugar para se concentrar ainda mais e foram à produção.
Coisas lindas foram elaboradas. Querem uma mostra?
O SONHO DA SEMENTE
Eu sou uma semente
Que sente e sabe pensar.
Para poder conhecer o mundo
Num pássaro eu quero voar.
Não quero ficar plantada na terra
Sem poder andar
Quero sair por aí
Se o vento me levar.
Não gosto do que o homem faz
Com a natureza
Quando olho isso
Morro de tristeza.
Jéssica Bargas Crissa - 5ª série C
Alguém poderá dizer: “Também, todo ambiente foi propício à produção textual!” Por isso resolvi testá-los mais uma vez. Agora com uma aula de Gramática. Voltamos à praça para falar de SUBSTANTIVO. Tudo deu certo novamente! Eles entenderam com mais facilidade o assunto.
Aí está a importância em utilizarmos novas estratégias em nossas aulas. Detalhe importantíssimo: “ Os alunos adoraram!” Eu também, é claro!
Vera Lúcia Girardi Racanicchi
Profª de Língua Portuguesa
(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão
Voltar do navegador para retornar)