INFORMAÇÃO
CULTURAL NO PÁTIO
Considerando o pátio da escola um espaço de aprendizagem, ofereceremos informações que se acrescentarão aos conhecimentos adquiridos ao longo do tempo.
A formação integral se completa além da sala de aula e no pátio, podemos propiciar o hábito de contato com fontes culturais diversas.
O conhecimento favorece a compreensão das relações dos homens entre si, com a natureza e com a cultura, estabelecendo parâmetros para transformarmos a realidade.
Mara
Cristina B. da S. Freitas
Coordenadora Pedagógica
mfreitas@csj.g12.br
01/06/2006
Alfredo Volpi - Artesão das cores
Alfredo Volpi (1896-1988) nasceu na cidade de Lucca, na Itália. Mas já bem pequeno veio para o Brasil com a família e trabalhou bastante tempo como operário na construção de casas em São Paulo.
Nos anos 40, conheceu outros descendentes de italianos apaixonados por pintura e formaram o Grupo Santa Helena.
Grupo Santa Helena: artistas paulistas que se reuniam no palacete Santa Helena, no centro de São Paulo, para retratar cenas da cidade.
Com o tempo passou a se dedicar só à pintura de quadros. Nas telas, usava uma técnica chamada têmpera a ovo. Para conseguir azuis, verdes e vermelhos, misturava ingredientes como gema de ovo, pigmento em pó, verniz, água e uma gota de óleo de cravo para proteger a tela contra fungos.
Ele é sempre citado como um dos maiores coloristas do Brasil, misturava cores com tanto conhecimento e talento por isso é chamado de “virtuoso da cor”.
Volpi se caracterizou além das cores de usar elementos geométricos nas janelinhas, bandeirinhas, fachadas de casarios.
O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) organizou uma exposição “Volpi: A Música da Cor”, reunindo 135 obras do artista, até julho/2006.
(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão
Voltar do navegador para retornar)
27/04/2006
Vida e obra de Charles Chaplin
Veja o Projeto Charles Chaplin
(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão
Voltar do navegador para retornar)