Palestra: “O processo de globalização”

Prof. Elian Alabi Lucci

 

Buscando ampliar o conhecimento dos nossos alunos, o profº-. Elian Alabi Lucci (autor do livro adotado no Colégio) ministrou uma palestra para as 7as séries do Ensino Fundamental II  sobre Globalização e os sistemas socioeconômicos vigentes no mundo. A palestra foi dirigida de modo a permitir aos alunos compreender a formação do espaço geográfico mundial como resultado de processos históricos repletos de conflitos, disputas, exploração de recursos naturais, submissão de povos, descobertas científicas, avanços tecnológicos, etc.

Foi dado ênfase à Terceira Revolução Industrial e suas conseqüências socioespaciais, à globalização, ao processo de urbanização e às cidades globais, ressaltando o capitalismo e o consumismo, analisando suas causas e conseqüências.

Foram analisados também os aspectos históricos que levaram Cuba a se tornar o único país americano a adotar o sistema socialista, e a crise que passou a enfrentar a partir do final da década de 1980 com a derrocada do socialismo, consolidando a hegemonia norte-americana. Na análise da reestruturação econômica cubana, foi destacado o turismo que desempenhava papel importante e que passa a ser abalado pelos atentados de 11 de setembro, gerando novas turbulências. Nesse cenário surge Hugo Chaves que passa a subsidiar cem mil barris diários de petróleo para Cuba e o regime de Fidel Castro consegue se estabilizar num movimento chamado “Batalha de Idéias”. Ao lado deste aliado inesperado surge uma grande preocupação: a substituição do comandante da revolução que está morrendo. E agora? Esta é a pergunta que o mundo todo faz em relação a um dos dois únicos países socialistas que ainda se mantém vivo: Cuba e Coréia do Norte. Com esta indagação os alunos manifestaram suas dúvidas e curiosidades, mantendo um diálogo muito produtivo, estimulando a busca contínua pela aprendizagem.

Fica como sugestão assistir ao filme: Cidade Perdida, que acaba de chegar às locadoras, numa produção primorosa de Andy Garcia.

 

Janete Tavares de S. Zanuzzo

Débora Torres M. Carvalho

Professoras de Geografia do Ensino Fundamental II