ATIVIDADES NO ESPAÇO ABERTO

 

 

 

A sala de aula chamada Espaço Aberto, localizada às portas do túnel é um lugar amplo e adequado para a realização de diversas atividades em todas as áreas do conhecimento.

Este espaço, muito utilizado durante as aulas, proporciona aos alunos um momento de significativas relações.

Mara Cristina B.S. Freitas

Coordenadora do E.F.II

mfreitas@csj.g12.br

 

 

CIÊNCIAS

agosto/2006

 

Com as 5ª séries foi realizado um trabalho no qual os alunos exploraram o conteúdo “As camadas da atmosfera”. Em grupos, eles estudaram um tópico do tema e desenvolveram uma apresentação musicada ou teatral sobre o assunto. As letras das músicas produzidas e o texto do teatro:

- Música: As Camadas da Atmosfera - 5ª C (Arthur, Gabriel, Jéssica, Pietro e Vitor)

- Música: As Camadas da Atmosfera - 5ª D (Jonhatan, Mirna, Bruno, Thainá e Francine)

- Teatro: Buraco na Camada de Ozônio - 5ª C (Pedro, Guilherme Teixeira, Tamires, Natália, Ciro e Felipe)

As 6ª séries estão explorando o espaço para a elaboração de uma campanha de prevenção contra várias doenças estudadas. Eles reúnem-se em grupos, discutem as estratégias para a execução da campanha e simulam procedimentos para esclarecer o público sobre a prevenção, contágio e sintomas da doença que está sob a responsabilidade do grupo.

Dentre as doenças que serão abordadas destacam-se a AIDS, a Dengue, as DST(doenças sexualmente transmissíveis), as verminoses, entre outras.

Prof. Luiz Gustavo da Conceição Galego
lgalego@csj.g12.br

 (Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)

 

 

 

MATEMÁTICA - OFICINA

agosto/2006

 

Jogo: Corrida Algébrica 

 

Os alunos das 6as séries, unindo teoria à pratica, reforçaram a aprendizagem através do jogo Corrida Algébrica, que além de representar uma maneira lúdica e ao mesmo tempo didática de assimilar os conceitos estudados em sala de aula, envolve ainda a compreensão e a aceitação de regras; promove o desenvolvimento socioafetivo; desenvolve a autonomia e o pensamento lógico; exige que os alunos interajam e tomem decisões.

Confeccionado em grupo, cada jogo possui um bonito tabuleiro com casas aleatórias numeradas de - 6 a + 6 e variadas cartas com expressões algébricas. Mas a diversidade é só na interface, pois o objetivo é o mesmo: chegar a casa final. Isso exige que os alunos realizem cálculos mentais que englobam equações, números positivos e negativos, entre outros assuntos matemáticos.

No jogo, as situações se sucedem rapidamente, os erros são corrigidos de forma natural no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas e causando debates que permitem o exercício da argumentação e organização do pensamento.

 O Espaço Aberto, foi um local muito agradável para o desenvolvimento do projeto. Enquanto os alunos jogavam ao ar livre, motivados a pensar, o som do canto dos pássaros tornava o jogo e o ambiente mais alegre e divertido. 

Profª Márcia Fernandes Salomão Guimarães

msalomao@csj.g12.br

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)

 

 

 

ESPANHOL

agosto/2006

 

A professora de espanhol do Colégio propôs aos seus alunos de 5ª série uma atividade que teria como objetivos:

- comprovar se as estruturas ensinadas na sala de aula nos meses de junho e agosto haviam sido aprendidas;

- integrar os alunos entre si;

- desinibi-los.

 

Procedimentos:

Solicitou que se dividissem em duplas e elaborassem um diálogo em que um se apresentasse ao outro perguntando e respondendo nome, nacionalidade, idade e data do aniversário.

Após elaborados os textos, os alunos os entregaram à professora que fez as devidas observações e os devolveu aos alunos para que eles fizessem as correções necessárias.

Feito isso, a professora marcou uma data para que esses alunos encenassem os diálogos como se fosse um teatrinho.

Essa apresentação foi feita no novo espaço do Colégio “Espaço Aberto”. Os alunos tiveram um excelente desempenho e a professora alcançou os objetivos propostos com a atividade

Profª. Fabiola de La Cruz Coronado Franco
ffranco@csj.g12.br

 (Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)

 

 

 

GEOGRAFIA

setembro/2006

 

A Indústria da Seca

 

Os alunos da 6ª série, envolvidos com o estudo da região Nordeste do Brasil, participaram de uma atividade no Espaço Aberto onde foram trabalhadas questões como a desigualdade social e a chamada indústria da seca.

Questões estas que provocaram grande indignação e curiosidade sobre o modo de vida de uma grande parte da população nordestina.

Através de uma das músicas do maior compositor do Sertão, Luis Gonzaga, que, como sempre, retrata a vida sofrida do homem sertanejo e de um texto em que fica explícito o desvio de verbas públicas que melhorariam a qualidade de vida da população, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os dois lados de uma realidade que aparentemente permanecerá por muito tempo.

A atividade ao ar livre favoreceu as turmas que, em contato com a natureza, reconheceram as grandes dificuldades de muitos brasileiros.              

Profª. Débora Torres Megiani Carvalho

mcarvalho@csj.g12.br

 (Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)

 

 

 

ESPANHOL

setembro/2006

 

A professora de espanhol do colégio está trabalhando, com as 7ª séries, neste 3º trimestre os verbos no Pretérito Perfecto. Este tempo verbal apresenta aos alunos algumas dificuldades visto que não há correspondente em português. Para que essa dificuldade pudesse ser sanada, a professora utilizou duas etapas: primeiro trabalhou com  jogos que ao mesmo tempo em que os alunos se divertiam também aprendiam. Através dos jogos os alunos estudaram os verbos, uma vez que para jogar era necessário sabê-los.

Em uma segunda etapa, a professora fez uma chamada oral utilizando-se destes verbos.

As atividades de jogos e de chamada oral foram realizadas no novo espaço do colégio: o Espaço Cultural.

Foi uma experiência muito divertida, disseram alguns alunos. Outros enviaram e-mails à professora dizendo-lhe que essa maneira de aprender foi genial.

O principal objetivo da professora para essa atividade foi comprovar se os seus alunos haviam entendido a morfologia e uso do Pretérito Perfecto. Esse objetivo foi alcançado; a prova disso foi a chamada oral na qual todos os alunos obtiveram média.

Profª. Fabiola de La Cruz Coronado Franco
ffranco@csj.g12.br

 (Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)