Colégio
São José X Copa do mundo
Alunos viajam para a Copa do Mundo à bordo do “Atlas” e “Álbum de figurinhas”
Futebol se joga no estádio? Futebol se joga na praia, se joga na rua, se joga na alma – Carlos Drummond de Andrade - poeta (1902-1987)
Foi o futebol que permitiu uma visão mais positiva e generosa de nós mesmos, como nenhum outro livro, filme, peça teatral, lei ou religião jamais realizou - Roberto Damatta - antropólogo.
O conhecimento do Brasil passa pelo futebol - José Lins do Rego - escritor (1901-1957)
Futebol é o reino da liberdade sob o ar livre – Antonio Gramsci – pensador italiano (1891-1937)
O assunto do momento em qualquer ambiente é o futebol, e não é para menos, pois estamos a caminho do hexa, título jamais alcançado por nenhuma seleção.
Na escola não é diferente. Os alunos não conseguem falar de outra coisa e o melhor a fazer é explorar o evento em toda sua dimensão educativa, levando a Copa para dentro da sala de aula. A intenção da escola é desenvolver atitudes críticas nos alunos, mediante reflexões sobre esse espetáculo esportivo.
Nas aulas de Geografia, utilizando o Mapa Mundi, o Atlas e o Álbum de Figurinhas, os alunos descobrem que a Copa não movimenta somente a bola, mas a economia mundial, a música, a moda, a história, a publicidade, sem falar no turismo.
Mara
Cristina B. da S. Freitas
Coordenadora Pedagógica
mfreitas@csj.g12.br
Disciplina de trabalho: Geografia
Séries envolvidas: 6ª, 7ª e 8ª
Proposta de trabalho:
Em virtude do momento de empolgação que estamos vivendo, às vésperas da Copa do Mundo, foi proposto aos alunos de 6ª a 8ª séries um trabalho de Geografia que permitiu um conhecimento maior a respeito de cada país participante da competição.
Para estimular ainda mais o interesse, foram usados como fontes de pesquisas o Álbum de Figurinhas da Copa do Mundo e o Atlas Geográfico.
Durante a pesquisa os alunos colheram dados informativos sobre as características específicas de cada país como:
- Localização do país com relação aos hemisférios.
- Continente a que pertencem.
- Capital.
- Superfície do país.
- Idioma oficial.
- Moeda.
- População total.
- Nível de desenvolvimento.
- Expectativa de vida da população.
- Diferença de horas do país em relação à Alemanha.
A partir daí, foram montados painéis com os oito grupos da Copa e esses foram decorados conforme a criatividade dos alunos no mural das classes.
Um trabalho bastante prazeroso, que provocou a curiosidade, a integração da classe e a descontração, ao mesmo tempo em que incentivou a pesquisa.
Professora Débora T. M. Carvalho
Professora Janete Tavares de Souza Zanuzzo
jzanuzzo@csj.g12.br
(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão
Voltar do navegador para retornar)