CIÊNCIAS - Atividades

Usando a força magnética (5ª série) e Classificando os elementos (6ª série)

 

Setembro de 2006

 

Professores envolvidos: Luiz Gustavo da Conceição Galego (Ciências), Gláucia Fernandes e Renata (Estagiárias convidadas).

 

JUSTIFICATIVAS

Os ímãs estão presentes em nossas vidas diariamente, às vezes nem os percebemos, estão na geladeira, nos auto-falantes, entre outros lugares. Temos conhecimento de que os ímãs atraem alguns metais, porém o mesmo não ocorre com a madeira, isopor, entre outros materiais. Nesse processo, os ímãs produzem uma força eletromagnética.

Ímãs são feitos de matéria e ocupam um lugar no espaço. São classificados como minerais. Assim como os ímãs, diversos objetos são passíveis de classificação.

A classificação é uma atividade própria dos seres humanos. Para tanto, podemos nos valer de sistemas arbitrários (lápis na parte A de um estojo, canetas na parte B) ou motivados (classificação biológica), dependendo dos critérios adotados.

 

Objetivos

5ª série: Introduzir o conhecimento sobre ímãs e a força eletromagnética e compará-la com as da pressão atmosférica e da água;

6ª série: Desenvolver o conceito de classificação arbitrária e extrapolá-lo ao de classificação biológica.

 

METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS

Os alunos foram divididos em grupos e cada qual recebeu um conjunto de materiais e questionamentos foram suscitados como fonte desencadeadora do aprendizado. 

5ª série: Cada grupo recebeu carrinhos de diferentes materiais (madeira, plástico ferro) e um ímã. Eles foram questionados sobre qual dos objetos sofreria a ação do ímã, que força era aquela exercida pelo corpo magnético e qual era a razão entre esta força e as pressões já estudadas: ar e água.

6ª série: Cada grupo recebeu um kit com objetos de diferentes formas, utilidades, cores e materiais. Foi proposto que eles descrevessem cada objeto, ressaltando uma das características dele. Os alunos foram, então, convidados a constituir grupos de similaridade conforme o critério adotado por eles, explicando para a classe o que fizeram. Uma discussão sobre a classificação que eles fizeram e àquela utilizada para organizar os seres vivos também foi realizada.

 

Prof. Luiz Gustavo da Conceição Galego
lgalego@csj.g12.br

 

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