CONHECENDO A HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ - RUBINÉIA-SP

Datas: 01/04/05 e 05/04/05 – 6as séries

Áreas envolvidas: Ciências, Educação Artística e Geografia. 

FOTOS

Introdução

  • Todos sabemos que durante a nossa vida, a água está sempre presente como um recurso natural, fundamental para a sobrevivência do planeta. A escassez da água é preocupante em todo o mundo. O objetivo principal desse projeto pedagógico é estimular a reflexão, o despertar de atitudes que favoreçam a preservação do meio ambiente. 

Objetivos Básicos

  •  Proporcionar ao público-alvo (alunos da 6ª série) a visualização da diferença entre a paisagem natural e a paisagem geográfica (meio-ambiente modificado);
  • Vivenciar a água como via de transporte (hidrovia), lazer, fonte de vida (alimentação-pesca);
  • Ressaltar a grande importância da preservação e não poluição dos recursos hídricos da região;
  • Proporcionar momentos ricos em socialização ao grupo participante;
  • Relacionar os conteúdos trabalhados em sala de aula com a experiência no campo. 

Objetivos Específicos 

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

  • Vivenciar e interpretar os diversos locais que serão visitados (ponte rodoferroviária, rios, embarcação, fronteiras de estados, ilha fluvial, etc.) – linguagem fotográfica. 

GEOGRAFIA

  • Utilizar os diversos conteúdos trabalhados em aula – linguagem cartográfica;
  • Observar a importância da rede hidrográfica desta região como fonte de integração entre cidade e na região Centro-Sul do país;
  • Identificar as diferentes vias de transporte e as principais mercadorias transportadas na hidrovia e na rodoferrovia e comparar a quantidade de mercadoria transportada em cada uma dessas vias bem como seu custo de transporte;
  • Entender a diferença dos fusos-horários entre a região Sudeste e Centro- Oeste (Rubinéia-SP e Aparecida do Taboado-MS). 

CIÊNCIAS

  • Observar as diferentes formas de vida existentes nos ecossistemas fluviais;
  • Analisar as interações entre os seres vivos do ecossistema existente na hidrovia;
  • Compreender o impacto humano sobre o ecossistema e analisar o custo-benefício da utilização de um rio como via de transporte humano em oposição a preservação ambiental;
  • Avaliar o impacto da utilização da hidrovia sobre as populações de seres vivos que vivem às suas margens.