Excursão a São Paulo
                  
Picasso na Oca - Ibirapuera

19 de março de 2004

Disciplinas envolvidas - Ed. Artística e História

Objetivos: através do conjunto da obra exposta no Ibirapuera, o grupo, constituído por alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, terá a oportunidade de conhecer a vida de Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Maria de Los Remédios Cipriano de La Santíssima Trinidad Ruiz y Picasso.
          Os trabalhos expostos em São Paulo farão com que o aluno tenha contato com as fases da vida do "Gênio do Cubismo":
          1) A realidade catalã
          2) O cotidiano madrilenho
          3) Paris
          4) Holanda
          5) África
          6) 30 séculos de arte desmoronados
          Através da pintura de Picasso, os participantes terão a oportunidade de ver, em um só homem, toda a história da arte.
          Poderão observar também sua vida amorosa (figuras quase acadêmicas - início do amor; figuras deformadas - fim do romance).
          O cubismo é a nova gramática de formas que começa com a tela Les Demoiselles D'Avignon(244 234cm) e lança por terra toda arte, até então, convencional.
          Uma vez perguntaram a Pablo Picasso qual era a fase de que ele mais gostava: azul, rosa, negro, cinzento.
          Sorrindo, com confiança, ele respondeu: "a próxima".

A Exposição na Oca

          A mostra Picasso na Oca, reúne peças do acervo do Museu Picasso, em Paris, que completam as diversas fases do artista, de 1895 a 1972. São 125 obras, desde as pinturas realizadas aos 15 anos até os trabalhos concluídos pouco antes de sua morte.
          As primeiras obras, referentes ao período de sua juventude, têm um registro acadêmico, mas as pinturas da chamada fase azul, nos primeiros anos do século XX, começam a revelar seu caráter revolucionário. Nesse período, Picasso passou a pintar em tons de azul, e seus quadros representavam quase sempre figuras solitárias e sofridas.
          As outras fases, como o período rosa, as metamorfoses, a guerra e o pós-guerra também estão representadas na exposição, que inclui esculturas, obras sobre papel e cerâmicas. Mas grande parte das peças refere-se ao período quando, junto com o pintor George Braque, Picasso descobriu que a figura podia ser seccionada em planos e decomposta. Era o cubismo, movimento que recorria às formas geométricas e que mudou os parâmetros da arte moderna.

Educação Artística - Prof. Roberto
- O professor auxiliará no entendimento dos diversos estilos e fases da vida do pintor, e no significado dos traços e das cores.

História - Profª Maria de Fátima
- A professora situará a exposição e cada momento da vida do pintor na época (histórica) em que ele viveu.

Museu Paulista (Museu do Ipiranga)

          Poucos meses após a proclamação da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, surgiu a primeira proposta de se erigir um monumento, no próprio local onde ela havia sido proclamada, às margens do riacho do Ipiranga.
          Mas, somente aos sessenta e oito anos da proclamação é que a idéia se concretizou, com a inauguração do edifício-monumento, em 1890.
          O estilo arquitetônico adotado pelo arquiteto, o engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi, foi o eclético, muito em moda na Europa e que marcou, a partir do final do século XIX, a transformação arquitetônica de São Paulo. Bezzi utilizou de forma simplificada, o modelo de palácio renascentista para projetar o edifício-monumento.
          Restaurado recentemente, o Museu do Ipiranga contém obras de arte, roupas, mobiliário, louças do Brasil Colônia, moedas de várias épocas, objetos e utensílios dos bandeirantes,carruagens, liteiras, carroça e carros de bombeiro antigos, etc.
          A escadaria de mármore de Carrara (Itália), que magnificamente adorna a entrada principal, contém, em suas colunas, recipientes de cristal e bronze em forma de ânfora com amostras de água dos principais rios brasileiros.
          O belo jardim, projetado aos moldes dos jardins dos palácios da Europa, nos conduz até a pequena casa ao lado de onde era o riacho do Ipiranga, única testemunha que resiste ao tempo,documentando a nossa história.

Shopping Center Iguatemi

          O primeiro construído em São Paulo, foi o primeiro também a deslocar das principais ruas de comércio, e a concentrar no mesmo conjunto arquitetônico, as principais lojas de grifes sofisticadas. Esse shopping é bastante arejado, com vãos semelhantes a grandes janelas, que dão para áreas arborizadas. Originalmente um grande bloco se estendeu depois para o mini-shopping e, atualmente, oferece uma nova área construída onde estão localizados restaurantes e grandes casas de chá com música ao vivo, assim como três andares de estacionamento.
          A entrada do Iguatemi é arquitetonicamente muito funcional, entre as duas rampas que dão acesso ao shopping estão instaladas duas floriculturas e o relógio de água, o segundo no mundo, o primeiro se encontra na Europa

Coordenação E.F. II
Prof. Roberto
Profª. Fátima
Profª. Elisete
Profª. Nilza

Veja mais informações sobre o pintor espanhol e sua obra:

Galeria de imagens (Folha de São Paulo)

Pablo Picasso - Site Oficial (francês, espanhol e inglês)

Museu Picasso (Barcelona) (espanhol, francês e inglês)

Fundação Picasso (espanhol, francês e inglês)