novembro/2008
Farra na informática
5º ano
“Segundo José A. Valente (NIED-UNICAMP e CED-PUCSP), para que o uso do computador esteja incorporado na aprendizagem, a criança cria condições, construindo seu conhecimento por meio da criação de ambientes de aprendizagem.”
A criança constrói alguma coisa, ou seja, é o aprendizado por meio do fazer, do "colocar a mão na massa". Estar construindo algo do seu interesse e para o qual ele está bastante motivado. O envolvimento afetivo torna a aprendizagem mais significativa.
Para isso possui uma ação positiva para o desenvolvimento da capacidade cognitiva e provoca um rompimento da relação vertical entre colegas de sala de aula, fazendo do aprendizado uma experiência mais cooperativa.
Veja o resultado nos trabalhos.
Paula Bdine
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Nas aulas de Informática
O jogo se fez presente...
4º ano
Com a ferramenta computador, e um dos recursos oferecidos do programa MicrosoftWord (inserir imagem-WordArt e formatar tabela), o jogo passou a fazer parte do cotidiano dos alunos do 4º ano EF. Muito empolgados com o que aprenderam, os alunos criaram o nome do jogo (WordArt) e um tabuleiro (tabela). Observe as imagens!
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Nas aulas de informática.
Um convite formatado...
3º ano
Com muito estímulo e criatividade, as crianças do 3º ano EF deram formato para um convite, por meio da ferramenta computador, dos recursos oferecidos da barra de formatação do programa - acessórios WordPad e do teclado. Para isso, utilizaram efeitos, alinhamentos, cor e tabulação. Assim, um belo convite foi criado. Observe as imagens!
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