Quadrinhas Populares

2º ano

Junho/2015

 

Noções e conceitos: quadrinhas; estratégias de leitura; recitação de quadrinhas e rimas.

Inicialmente, foram levantados os conhecimentos prévios das crianças acerca desses textos, em seguida promoveu-se a leitura das quadrinhas populares apresentadas no livro, utilizando diferentes estratégias: professora lendo e crianças repetindo, somente os alunos lendo, somente a professora lendo etc. Exploramos as rimas e os elementos linguísticos causadores da sonoridade do texto.

Num outro momento, elencamos as características que elas já sabiam pertencer às quadrinhas, fazendo um registro coletivo sobre os conhecimentos da turma em relação a esse gênero.

OUVIR PARA ESCREVER... Fomos à lousa digital e acessamos o youtube para ouvir Ivan Lins - Quadras de Roda. No vídeo há cinco quadrinhas diferentes. Escutamos todas elas e conversamos sobre o que ouvimos. Dentre as 5 quadrinhas, a turma escolheu uma para transcrever o texto.

ESCREVENDO UMA QUADRINHA... Em duplas, os alunos planejaram a escrita de uma quadrinha, selecionaram o tema sobre o qual gostariam de escrever, pensaram em rimas, discutiram opiniões, entraram em consenso e com muita, muita CRIATIVIDADE, criaram uma quadrinha. Um dos momentos mais esperados foi a recitação, os criadores apresentando sua criação.

DIGITANDO E DESENHANDO NA AULA DE INFORMÁTICA... As mesmas duplas seguiram para a aula de Informática com sua quadrinha. O cuidado e carinho da professora Gisele acompanharam as crianças, enquanto utilizavam o recurso de escrita e pintura, do programa Paint. O objetivo foi usar a ferramenta de texto para digitar a quadrinha e as ferramentas de desenho para criar a ilustração. Confira um pouco desse trabalho!! 

Profa. Gisele Carvalho da Silva Caminotto
gcaminotto@csj.g12.br

Tutoras do 2º ano

 

Imagens

2º ano A

2º ano B

2º ano C

2º ano D

2º ano E

2º ano F

2º ano G

2º ano H