Visita ao mercado

2º ano

novembro/2014

 

Neste trimestre, nosso trabalho de Matemática pautou-se na aprendizagem das unidades de medida e no sistema monetário, assunto inserido nos conteúdos conceituais.

A partir de uma visita ao mercado, os alunos trabalharam em grupos para pesquisa e compra de produtos que poderiam ser doados.

Procuramos desenvolver procedimentos de registro escrito como cálculos e textos sobre as atividades desenvolvidas.

O trabalho foi dividido em etapas, começando por uma pesquisa realizada em casa, com a família, sobre os hábitos de consumo no mercado, com o objetivo de identificar os hábitos familiares e relacioná-los aos princípios de educação financeira. Eles investigaram em casa se tudo o que compram é realmente necessário, se uma lista de compras pode ajudar a evitar o consumismo ou não.

Posteriormente, elaboramos, em sala, uma lista de compras, pensando nos produtos que seriam comprados. Já no mercado, os alunos analisaram os preços, buscando os produtos mais baratos, verificaram as quantidades e as unidades descritas em cada embalagem e fizeram estimativas do preço a ser pago, somando os produtos comprados.

Acreditamos na importância desse trabalho, por permitir que as crianças, a partir dele, “possam extrair um sentido mais profundo e completo de eventos e fenômenos de seu próprio ambiente e de experiências que mereçam sua atenção”, conforme Edwards, 1999, p. 38:

 

[...] O desenvolvimento de projetos como esse oferece a parte do currículo na qual as crianças são encorajadas a tomarem suas próprias decisões e a fazerem suas próprias escolhas, geralmente em cooperação com seus colegas, sobre o trabalho a ser realizado. Presumimos que esse tipo de trabalho aumenta a confiança das crianças em seus próprios poderes intelectuais e reforça sua disposição de continuar aprendendo [...].

 

 

Referência: EDWARDS, C. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: ArtMed, 1999

 

Equipe Pedagógica do 2º ano

 

Álbuns de fotografias

2º ano A

2º ano C

2º ano D

2º ano F

2º ano G

2º ano H