Arte, conhecimento e criação

5º ano

junho/2014

Experiências em arte
a partir de leituras e discussões sobre o livro
Escultura  Aventura  (
Katia Canton)

 

"O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que nossas experiências geram um movimento de transformação permanente, que é preciso reordenar referências a cada momento, ser flexível. Isso significa que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender. PCN-p.20

A imaginação criadora permite ao ser humano conceber situações, fatos, ideias e sentimentos que se realizam como imagens internas, a partir da articulação da linguagem. Essa capacidade de formar imagens acompanha a evolução da humanidade e o desenvolvimento de cada criança e adolescente. Visualizar situações que não existem abre o acesso a possibilidades que estão além da experiência imediata. PCN- p. 36"

Nessa perspectiva, as imagens a seguir revelam momentos de profunda reflexão dos alunos dos 5os anos sobre o pensar arte e o fazer artístico. Assim, a escola deve levar o aluno a compreender que a imaginação criadora é alimentada por conhecimento e experiências significativas.

 

Profa. Neide Martins de Brito
nbrito@csj.g12.br