Projeto AFANs

3ª ao 5º ano

setembro/2014

AFANs - Atividades Físicas de Aventura na Natureza

 

           

A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.

 (Johann Goethe)

 

 

Há algum tempo, pessoas começaram a migrar do espaço rural para o urbano e, em virtude disso, tem ocorrido um afastamento do ser humano com esse ambiente. A identidade do homem, como ser que faz parte desse habitat, tem-se perdido e atualmente existe um movimento em busca do reencontro com a natureza por meio da atividade física.

Nos dias 8, 9 e 10 de setembro, os alunos dos 3os, 4os e 5os anos do Colégio Agostiniano São José realizaram As Atividades Físicas de Aventura na Natureza (AFANs), com o propósito de trabalhar a cultura corporal aliada à educação ambiental, possibilitando a relação entre o ser humano, meio ambiente e suas reflexões.

Os objetivos principais foram: identificar diferentes práticas e modalidades de Atividades Físicas nesse ambiente, compreender a importância da preservação do meio ambiente e vivenciar Atividades Físicas de Aventura, desenvolvendo os aspectos: cognitivos, físicos, sociais e afetivos, com ênfase ao valor da amizade e convívio social, estabelecidos durante esse período.

Pôde-se perceber em todo o período que: “Não se deve recusar a amizade de quem quiser se fazer nosso amigo... E se houver alguém que não se atreve a se fazer amigo, pelo fato de se assustar com nosso prestígio e dignidade, é preciso abaixar-se até ele e oferecer com bondade o que não ousa pedir por si mesmo”. (Santo Agostinho)

Saibamos agradecer essa oportunidade! 

 

Prof. Lucas Milani Franco (Educação Física)
lfranco@csj.g12.br

Prof. Vinícius Aparecido Galindo (Educação Física)
vgalindo@csj.g12.br

 

 

Álbuns de fotografias

3º ano - manhã

3º ano - tarde

4º ano - manhã

4º ano - tarde

5º ano - manhã

5º ano - tarde