JESUS CRISTO

Trabalho de Ensino Religioso

2º ano

agosto/2013

 

O TB de Ensino Religioso foi uma atividade de pesquisa sobre Jesus Cristo que foi estudado pelas crianças no decorrer do 2º trimestre. O formato é diferenciado das provas de forma que o aluno seja avaliado não só no aspecto conceitual, mas também nos aspectos procedimentais e atitudinais. Nesse TB o aspecto conceitual deu-se pelo conhecimento sobre a vida de Jesus; o atitudinal pelo trabalho em grupo que envolveu ouvir, respeitar e argumentar com os demais; e por fim o aspecto procedimental: registro escrito e apresentação oral sobre a vida de Jesus.

O trabalho foi dividido em dois momentos: 1º momento - pesquisa em dupla, em sala, com consulta no material e registro das informações coletadas; 2º momento - apresentação em grupos do registro feito sobre a vida de Jesus.

Os alunos participaram ativamente dos dois momentos, dialogando, trocando informações e experiências, o que contribui para um momento de formação privilegiado. A seguir uma pequena mostra do produto final.

Profa. Ana Catarina Angeloni Hein
angeloni@csj.g12.br

 

O NASCIMENTO DE JESUS

Deus tem um filho.
Jesus é o filho de Deus.

 

Deus mandou Jesus ao mundo.

 

Ele nasceu de Maria, ela cuidou, amou e ensinou Jesus a ser bom.

 

Ele nasceu em Belém, numa família como a nossa; e viveu no meio de seu povo.

 

A VIDA DE JESUS

Os primeiros anos de vida de Jesus são parecidos com a vida de qualquer criança: chora, come, brinca, tem amigos, aprende a trabalhar como carpinteiro, aprende a ler e a escrever, frequenta a igreja.

 

Jesus falou de Deus, seu pai. Ele disse que Deus gosta de nós, cuida de nós e também é nosso pai. Ele viveu no meio das pessoas simples, das pessoas pobres e doentes. Ele queria libertar as pessoas do sofrimento e construir um mundo de amor e fraternidade, onde todos tenham direito a uma vida boa.

 

O povo gostava muito de ouvir Jesus falar. Cada dia aumentava o número de pessoas para ouvi-lo. Ele falava do reino de Deus. Mas para que as pessoas pudessem entender melhor o que ele falava, ele explicava suas mensagens por meio de parábolas. Isto quer dizer, sempre contava uma história.

 

A MORTE DE JESUS

A sociedade não aceitou o projeto de Jesus, principalmente quando ele apontou as coisas erradas que as pessoas vinham fazendo.  Os governantes da época não queriam que suas más ações aparecessem, por isso condenaram à morte Jesus.

 

Jesus foi amarrado, apanhou e colocaram na cabeça de Jesus uma coroa de espinhos. Os soldados fizeram Jesus carregar uma cruz muito pesada e eles pregaram Jesus na cruz.

 

Ele sofreu muito.

A RESSUREIÇÃO DE JESUS

Os seguidores de Jesus acreditam que ele não ficou morto. Depois de três dias de sua morte ele ficou vivo de novo.

Ele apareceu à sua mãe para dizer que estava vivo, também apareceu a seus amigos, os apóstolos e eles ficaram muito alegres, por ver Jesus de novo.

Os cristãos (quem segue Jesus) acreditam que assim como Jesus, nós ficaremos vivos para sempre. A nossa alma vai ficar viva, mesmo depois de nossa morte.