Roda de Leitura

3º ano C

Produção coletiva

junho/2012 
  

Durante este primeiro trimestre, os alunos foram convidados a ler diferentes tipos de textos: poemas, textos informativos, contos, crônicas, entre outros. Em uma dessas leituras, eles se aproximaram e conheceram um pouco sobre Eva Furnari, as histórias, os recursos textuais utilizados pela autora para organizar as diferentes partes do enredo, os recursos usados para indicar passagem de tempo, para descrever personagens, cenários, para apresentar a fala das personagens, enfim, aprenderam a acessar um novo modo de construir a linguagem que se diferencia daquela usada no cotidiano, além de vivenciarem bons momentos de leitores e escritores.

Ao observarem o jeito engraçado com que a autora apresenta as personagens: príncipes, princesas não tão perfeitos, bruxas atrapalhadas, crianças extremamente curiosas, houve momentos de leitura, trocas e indicações literárias.

Foi assim que, nesse processo de leitura, construíram a ideia de escrever um texto coletivamente, de determinada forma – humor, com características próprias desse gênero, para destinatários reais, no caso, as crianças do 3º ano.

Para isso, foram planejadas várias etapas;

    • Ler para apreciar diversos textos de humor;
    • Levantar características desse gênero;
    • Elencar personagens e suas características;
    • Perceber diferentes formas que os autores usam para marcar tempo, apresentar cenários;
    • Selecionar palavras/expressões que os autores usam para deixar o texto bem escrito;
    • Observar o uso da pontuação para dar coerência e coesão ao texto;
    • Revisar enquanto escreve e ao final da proposta.

Leia e aprecie a nossa produção!

PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL (Arquivo de Apresentação de Slides do PowerPoint)

Fotos

Profª.  Jane Clei Cazeloto Zanin
jzanin@csj.g12.br