Patrimônios Históricos

 

Visita cultural

3º ano

março/2011

 

“... a maior parte da ação humana consciente, baseada em aprendizado, memória e experiência, constitui um vasto mecanismo para comparar constantemente passado, presente e futuro. As pessoas não podem evitar a tentativa de antever o futuro, mediante alguma forma de leitura do passado”.

(Eric Hobsbawm- historiador)

 

No dia 22 de março, os alunos dos 3os anos do Ensino Fundamental fizeram uma visita cultural e histórica pela cidade de São José do Rio Preto, com o objetivo de identificar e reconhecer os elementos que formaram a cidade, bem como analisar, por meio do estudo de campo, as modificações e as permanências que fundamentam a história da cidade. De acordo com a proposta, foi possível observar e resgatar a memória dos patrimônios históricos da cidade, como a Basílica, o Mercado Municipal, a Swift dentre outros. 

Comentários realizados pelos alunos sobre a visita cultural:

“Foi importante conhecer, porque o lugar que foi tombado como patrimônio devia ser importante para a história da nossa cidade”. (Julia Rits) 

“Conhecemos o passado para entender como vivemos agora”. (Madjer Muhammad) 

“Os patrimônios têm muito valor para a comunidade da nossa cidade. Nós observamos as estruturas, as pinturas, os objetos, os altares e os vitrais. Conhecemos a cidade melhor”. (Henrique Mussi) 

“Os patrimônios históricos são importantes porque faz a gente lembrar o passado”. (Victória dos Santos)

            No percurso desses relatos, percebemos que “o  valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem, por isso existem momentos inesquecíveis”, como foi nossa visita cultural.

Ficou perceptível que esse momento possibilitou ampliar o conhecimento da História e permitiu pensar que a “saudade é amar um passado que ainda não passou”, como diz Pablo Neruda, um poeta chileno.


Professoras dos 3
os anos do Ensino Fundamental

 

 

Fotos - período da manhã

 

Fotos - período da tarde