Argila

5º ano

junho/2011

 

          Após conhecerem a arte de diferentes povos: cerâmica dos Marajoaras, da Grécia Antiga, dos Africanos e finalmente do brasileiro Mestre Vitalino¹, os alunos dos 5os anos do Ensino Fundamental transformaram a argila² com suas mãos.

“Noiva na garupa do cavalo do Noivo”
(Mestre Vitalino)
“Família de retirantes”
(Mestre Vitalino)

          A seguir, cenas modeladas pelos alunos! Apreciem!

Profª. Neide Martins de Brito
nbrito@csj.g12.br

 


¹ Mestre Vitalino: Foi um artista pernambucano nascido em Caruaru, (1909-1963). Seu trabalho era muito ligado à cultura popular. Ele fazia esculturas de barro que representavam festas populares, retirantes nordestinos, cangaceiros, casas de farinha, ternos de zabumba... Foi um dos maiores representantes do estilo naïf, um tipo de arte produzida, em geral, por artistas autodidatas. Trata-se de uma arte espontânea e popular, desvinculada da tradição acadêmica.

² Argila: Material de origem mineral, resultante da presença de compostos derivados de alumínio. A crosta terrestre - Litosfera - é em grande parte constituída por argila, encontrando-se esta a uma profundidade não superior a 10 metros. PLASTICIDADE é a propriedade que as argilas têm de se tornarem moldáveis após absorção de certa quantidade de água e de um tratamento, conhecido por “amassar”.