Brincando de mercado

3º ano

setembro/2010

 

O que buscamos com o ensino da Matemática?

“A missão dos educadores é preparar as novas gerações para o mundo em que terão que viver. Isso quer dizer proporcionar-lhes o ensino necessário para que adquiram as destrezas e habilidades que vão necessitar para seu desempenho, com comodidade e eficiência, no seio da sociedade que enfrentarão ao concluir a escolaridade” (Luis A. Santaló, Livro: Didática da Matemática – Reflexões Psicopedagógicas, p.11).

Considerando a responsabilidade do educador e do seu dever de ensinar de forma humanizadora, dialética e libertadora, tendo como base o Projeto Educativo Agostiniano e os PCNs, acreditamos que é preciso organizar situações didáticas que contribuam efetivamente para que os alunos se envolvam em atividades intelectuais que permitam serem colocados em jogo seus conhecimentos prévios, que eles se arrisquem em novos caminhos sem medo de errar, que eles desenvolvam o pensar, a atitude investigativa, fazendo escolhas, formulando argumentos, comparando, discutindo, para ampliarem seus conhecimentos.

“Um dos objetivos essenciais (e ao mesmo tempo uma das dificuldades principais) do ensino da Matemática é precisamente que o que se ensine esteja carregado de significado, tenha sentido para o aluno.” (Roland Charnay – Livro: Didática da Matemática – Reflexões Psicopedagógicas, p.37).

Seguindo essa proposta e com o objetivo do aprender, o 3º ano do Ensino Fundamental realizou a atividade de construção de um mercado. Todos os alunos foram convidados a assumirem os diferentes papéis: vendedor, caixa, cliente. Essa atividade proporcionou momentos únicos de aprendizagens individuais e coletivas.

Profª. Andrea Napolitano
anapolitano@csj.g12.br

Profª. Elizângela da Silva Acosta de Souza
esouza@csj.g12.br

Profª. Neide de Fátima Germano
ngermano@csj.g12.br

 

Fotos