4º ano - TB de História
junho/2010
Grupo 6
A História das Copas do Mundo
A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 13 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente.
A seleção Uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.
O Brasil já sediou uma Copa do Mundo em 1950. Nesse ano, o Brasil chegou à final, mas perdeu por 2X1 para o Uruguai, no estádio do Maracanã.
Na Copa de 2010, 32 times estão disputando. São eles: África do Sul, México, Uruguai, França, Argentina, Nigéria, Coréia do Sul, Grécia, Inglaterra, Estados Unidos, Argélia, Eslovênia, Alemanha, Austrália, Sérvia, Gana, Holanda, Dinamarca, Japão, Camarões, Itália, Paraguai, Nova Zelândia, Eslováquia, Brasil, Coréia do Norte, Costa do Marfim, Portugal, Espanha, Suíça, Honduras e Chile.
Em 2010, pela primeira vez, a Copa do Mundo está sendo realizada no continente africano. A África do Sul é a sede do evento.
O Brasil foi campeão mundial em 5 vezes, nos anos de:
- 1958, na Suécia
- 1962, no Chile
- 1970, no México
- 1994, nos Estados Unidos
- 2002, no Japão
O mascote é um símbolo utilizado em eventos. Eles podem ser bonecos ou desenhos, parecidos com algum animal ou fruta, mas que aparentam ter vida própria. Nas Copas do Mundo, eles têm características do país que está sediando a Copa.
O objetivo das Copas é unir todas as seleções do mundo para competir entre elas, e ver qual país tem a melhor seleção.
A Copa acontece de 4 em 4 anos para não coincidir com os jogos olímpicos.
Autores: Murilo, Júlia, Giovanna, Gustavo e Guilherme