1º ano
junho/2010
VIVENDO E APRENDENDO A JOGAR...
Os jogos numéricos:
Os jogos no contexto
escolar permitem às crianças utilizarem números e suas representações,
ampliarem a contagem, estabelecerem correspondências, operarem.
Os jogos e
brincadeiras:
No que diz respeito à
moralidade, os alunos estabelecem relações ricas de troca, aprendem a
esperar sua vez, acostumam-se a lidar com regras, conscientizando-se de que
podem ganhar ou perder.
TANGRAM NA SALA DE AULA
O tangram é um quebra-cabeça chinês de origem milenar. Ao contrário de outros quebra-cabeças, ele é formado por sete peças com as quais é possível criar e montar cerca de 1.700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros.
Utilizamos o Tangran nas aulas de Matemática para que os alunos aprendam a identificar formas geométricas, comparar, explorando e transformando as formas geométricas através de composição e decomposição de figuras.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
As situações de uso da leitura e da escrita e o valor que se dá a essas práticas sociais configuram um ambiente alfabetizador e um espaço de reflexão sobre como funciona o mundo da escrita.
CIÊNCIAS
Os conhecimentos adquiridos em Ciências, por meio de observações e experimentações, ajudam os alunos a se compreenderem e ao mundo que os rodeia.
ARTES
As produções artísticas possibilitam o desenvolvimento cultural dos alunos e a expressão de diversos sentimentos por intermédio da arte. O fazer artístico oferece oportunidade de exploração de materiais, observações e a comunicação de ideias, atribuindo-se sentido pela organização de pontos, linhas...
Profª.
Cristilaine Ap. Cazeloto Sparapani
Profª. Luana
Passos
Profª. Lucimar
Aguiar Ishida Sanfelice |
Profª. Michele
Zaupa Janucci
Profª. Priscila
Oliveira Paraguassu
Profª. Verena
Marangoni Souza |