Arte Primitivista ou NAÏF

1º ano

março/2010 

E a vida? E a vida o que é? Diga lá, meu irmão!

A pergunta roda... A cabeça agita...

E eu fico com a pureza das respostas das crianças:

É a vida! É bonita e é bonita...

                                                                                                                     (Gonzaguinha) *

 

Quando refletimos sobre o processo de alfabetização, principalmente das crianças, não podemos nos deter somente em atividades de leitura e escrita. Em consonância com esse processo de aquisição do código escrito e da leitura, é imprescindível que as modalidades artísticas estejam no cotidiano escolar, garantindo, dessa forma, que exista a ampliação e compreensão da linguagem não-verbal, que existam perguntas e respostas para o que acontece no âmbito da arte.  

Somente assim, formam-se sujeitos para a produção artística, para a apreciação e para o conhecimento dos mais variados tipos de artes. Por isso, as professoras do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio São José convidaram o artista plástico primitivista Orlando Fuzinelli para contribuir com essa formação estética sobre a arte e, em especial, sobre a arte rio-pretense.

Colocando os alunos em contato com as produções do artista, objetivamos sensibilizá-los para o fazer artístico, com a finalidade primeira de que pudessem conhecer as formas expressivas características do primitivismo.

* Fragmento da canção: O que é? O que é?

 

Arte Primitivista ou NAÏF

Tipo de pintura desenvolvida por artistas de origem popular, com pouca ou nenhuma formação técnica, desvinculada de padrões acadêmicos e de preocupações estéticas ou técnicas vanguardistas.

O nome NAÏFS diz respeito a criadores leigos, ingênuos, instintivos, primitivos, autodidatas.

Os artistas expressam, com traços simples e cores fortes, sempre sob critérios instintivos da mais pura autenticidade, a alma de nosso povo. São a rigor, ingênuos conscientes.

Com inegável talento, esses autodidatas, que descobriram a técnica na prática, são capazes de nos deslumbrar com intensa plasticidade, mostrando em suas obras elegância e magia. A imediata interação da arte e da vida presente nos naïfs estabelece um diálogo que, embora poético, instiga reflexões sobre a realidade.

 

Orlando Fuzinelli

Nasceu em Jurupema - SP, em 1948. Originário de uma família humilde, quando criança, desenhava com carvão as paredes do lado de fora da casa de tábua do sítio onde morava.

Depois de adulto, mudou-se para São José do Rio Preto e, incentivado por amigos, começou a pintar e se tornou um artista plástico.

Autodidata, adotou o estilo primitivista ou “naïf”, uma arte tipicamente brasileira.

Uma curiosidade do artista: em suas obras de arte há sempre três cachorros.

Professoras do 1º ano

 

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)