3º ano
março/2009
O computador foi a ferramenta para que os alunos tivessem a oportunidade de ampliar sua capacidade de resolver situações-problemas e, então, perceber que as aulas de matemática estão além da sala de aula.
Pelo site da Revista Nova Escola (www.novaescola.com.br), eles desenvolveram o cálculo mental, o cálculo de aproximação, entendendo o uso da calculadora, tudo isso, por meio do jogo “Feche a caixa”.
Pois bem! Na narrativa mítica sobre a Caixinha de Pandora, o personagem Prometeu, perante tantas “mazelas” nela contidas, pediu ao irmão gêmeo Epimeteu que ele “fechasse a caixa”!
Parafraseando a narrativa mítica, parece que os alunos souberam “abrir” e “fechar” a caixa, extraindo dela somente o que havia de “bom”, ou seja: desenvolver o cálculo mental, o cálculo de aproximação, treinar e entender o uso da calculadora. As fotos confirmam essa certeza!
Professora
Andréa Napolitano
anapolitano@csj.g12.br
(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão
Voltar
do navegador para retornar)