A Linguagem Escrita no Universo Infantil

Infantil 4C e 4D

novembro/2013

 

Durante todo o ano de 2013, o I4C e o I4D tiveram oportunidade de conviver, de diferentes maneiras, com a linguagem escrita. Vários livros foram trabalhados, tendo sido o estudo intensificado com recontos, reescritas coletivas, listas de personagens e um trabalho oral a respeito de quais eram os personagens, quem escreveu o texto do livro (o “Autor”) e quem fez os desenhos (o “Ilustrador”).

Ao final de toda essa convivência, os alunos produziram um livro coletivo da turma intitulado O sumiço da princesa, do I4C e Os animais da floresta, do I4D.

Também exploramos os textos de memória “parlendas e cantigas”, que são rimas infantis usadas em brincadeiras. Como fazem parte do mundo dos jogos, são fáceis de memorizar, além de contribuírem para manter vivo um repertório da cultura popular da infância. Partimos do pressuposto de que memorizar não é ler, é apenas uma condição para que se descubra onde está escrito no texto o trecho que se procura. Ao fazer a leitura da esquerda para a direita, direção empregada na língua portuguesa, o problema que se enfrenta não é saber o que está escrito e sim onde está escrito. Esses textos permitem que as crianças leiam antes de saber ler.

Dessa maneira, os alunos que ainda não compreendem a relação entre a fala e a escrita terão inúmeras possibilidades de ajustar o oral ao escrito e, assim, avançarem em suas hipóteses sobre o funcionamento do nosso sistema de escrita. Nesses momentos, o desafio mais importante da leitura é saber onde começa e onde termina o verso do texto memorizado e também quais palavras o compõem. O objetivo dessas propostas é que a criança use um texto já conhecido para entender como se escreve.

As experiências foram ricas e significativas como nos mostram as fotos a seguir:

(Fonte: RANA, Débora e AUGUSTI, Silvana. Língua Portuguesa - Soluções para dez desafios do professor. Editora Ática).


Profa. Mayara Mendonça de Campos Fernandes
mfernandes@csj.g12.br

Profa. Anne Caroline Martinez
amartinez@csj.g12.br
  

Infantil 4C
Infantil 4D