Horta

Infantil 4

maio-junho/2008

 

            Os alunos do Infantil 4 A e B tiveram a oportunidade de produzir uma horta nas dependências do Colégio Agostiniano São José, através da orientação da bióloga Priscilla Carnavale Gomes Ferreira, das professoras Maria Inês e Cristilaine e da colaboração do Carlinhos (auxiliar de serviços gerais). Assim, os alunos tiveram noções de plantio e dos cuidados necessários com as plantas durante todo o processo que envolve o cultivo de vegetais, desde a semeadura até a colheita, participando ativamente no desenvolvimento do projeto.

            Até agora, durante aproximadamente 2 meses, os estudantes aprenderam, em uma linguagem própria, sobre a adubação da horta (adubos orgânico e químico), o conhecimento das sementes e de partes da planta (raiz, caule e folhas), sobre a plantação de sementes em sementeira e sobre os cuidados que uma plantação deve receber, tais como revolver a terra, fazer sulcos, plantar, regar sempre e observar freqüentemente o crescimento dos vegetais.

            As crianças puderam, então, proceder à plantação de sementes de alface, tomate, rabanete, couve e cenoura e de mudas de erva cidreira em valetas nos canteiros devidamente adubados. A orientação de cuidar das plantas com freqüência foi sempre reforçada, como o ato de regá-las, retirar as plantas daninhas que cresciam em volta da plantação e observar o crescimento dos vegetais.

            Questões como o que a planta precisa para crescer (água, luz, calor) foram sempre colocadas para estimular o espírito investigativo e científico dos alunos. Cada estudante plantou um feijão no algodão para observar seu crescimento relativamente rápido. Chamamos a atenção também para os diferentes formatos e cores que cada vegetal tem e atentamos para as diferentes partes dos legumes e verduras que geralmente são consumidas; exemplo: dos rabanetes e cenouras consumimos as raízes; da alface e da couve consumimos as folhas; e da erva cidreira aproveitamos os caules e as folhas para se fazer um chá.

            No momento oportuno, as crianças replantaram as mudas crescidas e saudáveis da sementeira, para que estas tivessem mais espaço para se desenvolverem.

            E até o momento pudemos colher os rabanetes e os pés de alface, que já cresceram suficientemente. As crianças colheram, lavaram, e prepararam os legumes para, enfim, todos degustarem uma deliciosa salada, fruto do trabalho feito com muito carinho e dedicação pelos alunos do Infantil 4 A e B.

Profª. Maria Inês Baffi Nonato
mnonato@csj.g12.br

Profª. Cristilaine Aparecida Cazeloto Sparapani
sparapani@csj.g12.br

Priscilla Carnavale Gomes Ferreira
pricgf@uol.com.br


(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar) 
 

Fase 1: início da horta - plantio

 

 

Fase 2: cuidados com a horta - adubação

 

 

Fase 3: colhendo alface e rabanete

 

 

Fase 4: degustação da salada - alface e rabanete

 

 

Fase 5: realização do bolo de cenoura