Atividade

Brincadeira é coisa séria

Infantil 3

março/2008

    

As brincadeiras fazem parte do patrimônio lúdico-cultural, produzem e reproduzem emoções e sentimentos, possibilitam um mundo de descobertas, em que a criança é o sujeito ativo, construtor do seu próprio conhecimento.
  
A atividade lúdica revela-se como instrumento facilitador da aprendizagem, possui valor intrínseco, cria condições para que a criança explore movimentos, manipule materiais, interaja com os companheiros e resolva situações-problema.
   
A criança ao brincar desenvolve sua capacidade de refletir sobre os fatos reais de formas cada vez mais abstratas, o brincar enriquece a dinâmica das relações sociais na sala de aula, fortalece a relação entre o ser que ensina e o ser que aprende.
  

É no brincar, e somente no brincar, que o indíviduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral; e somente sendo criativo ele descobre seu verdadeiro eu” (D.Winnicott,psicanalista inglês especializado em crianças,dimensiona a importância do brincar para o desenvolvimento humano)

 
Filme 1 - "O pato"
Filme 2 - "Como vai?"
Filme 3 - "Meu lanchinho"

 

Profª. Rita de Cássia Spera Dib
rdib@csj.g12.br