Atividade

Semana da Criança

Infantil 5B

outubro/2007

          O infantil 5B aguardava com ansiedade a Semana da Criança, pois já havíamos combinado as atividades que seriam realizadas nesses dias.          

Iniciamos com uma atividade organizada pelos professores e alunos e alunos do 8º ano no ginásio de esportes.

 

O passeio na Reinolândia.

 

Com direito a pipoca e sala escura igual ao cinema, assistimos ao filme Reino das Águas Claras, tendo por base a obra de Monteiro Lobato.

 

Interpretada pelos alunos que, no Colégio, fazem aulas de teatro com Walter Máximo, participamos da peça de teatro: Cadê o sorriso do palhaço?

 

Após levantarmos hipóteses de quais seriam os ingredientes usados na fabricação da Massa de Biscuit e relacionarmos com outras já feitas durante o ano, como a de farinha e a de sabonete, a professora Josiane fez a massa e, assim, vários objetos foram criados, alguns com moldes outros livres.

 

Chegou o dia do lanche no Espaço livre (campão), onde o mundo real foi deixado de lado para dar lugar ao mundo da imaginação. Com essa atividade, finalizamos a Semana da Criança.

 

          Os jogos e brincadeiras são situações em que as crianças revelam maneiras próprias de ver e pensar o mundo, aprendendo a se relacionar com os companheiros, a trocar seu ponto de vista com outras perspectivas possíveis, a raciocinar sobre o dia-a-dia, a aprimorar as coordenações de movimentos variados. São momentos importantes no contexto pedagógico.

Profª. Marsileny Ferreira de Queiroz Cantoia (Marcy)
mcantoia@csj.g12.br