Concurso Jovem Jornalista

outubro/2015

 

 

            Clara Rocha, aluna do 7ºD, foi uma das finalistas do concurso de redação “Jovem Jornalista”, promovido pelo jornal Diário da Região.

            Com o tema “Trânsito com gentileza fica uma beleza”, a aluna conquistou o 2º lugar, divulgado no dia 23 de outubro, na ACIRP, pelos coordenadores do projeto. 

Profa. Marta Maria C. Fregnan Faça
mfaca@csj.g12.br

 

 

Trânsito com gentileza fica uma beleza

Gentileza. Só mais uma palavra dentre tantas outras no dicionário. Porém, tem um grande significado em muitas situações de nossa vida e uma delas é o trânsito.

Sabemos que para poder dirigir, não basta pegar um carro, acelerar e sair andando. É preciso cumprir muitas leis. Leis que existem para fazer com que o trânsito não se transforme em um ambiente hostil.

Algumas dessas leis, como não estacionar nas vagas para idosos ou deficientes, respeitar a faixa de pedestre, e outras, são constantemente desrespeitadas por pessoas que acham isso desnecessário. Todavia, tenho certeza que não irão achar isso quando, no futuro, forem idosos e precisarem dessas vagas, mas não puderem utilizá-las, pois alguém que pensa como eles pensavam, estacionou seu carro no local. Menos egoísmo e mais gentileza no trânsito, por favor!

Também há aqueles que apressados, estressados e cansados por causa do trabalho ou por outros motivos, optam pela violência verbal ou física para resolver pequenos problemas que poderiam ser resolvidos com gentileza, sem levantar a voz para ofender ou as mangas da camisa para brigar.

Pequenas ações, que visam à melhoria do ambiente em que vivemos, vão transformar o trânsito em um lugar melhor, pois trânsito com gentileza fica uma beleza, não é?

Clara Rocha