Intercâmbio Espanha 2015

julho/2015

 

 

No período de 27 de junho a 18 de julho de 2015, nove alunos do Colégio São José (Daniel, Javier, José Alberto, José Ricardo, Augusto, Beatriz, Giullia, Izabella e Paola), juntamente comigo, professora Amanda, estiveram na Espanha para a realização de um curso intensivo de espanhol. A viagem tinha como principal objetivo permitir aos alunos que aprimorassem o estudo da língua espanhola, partindo do conhecimento adquirido em sala de aula para a prática do idioma nas mais diversas situações do cotidiano.

Ficamos hospedados na cidade de Salamanca, mais especificamente no Colégio Universitário Marista. Salamanca é uma cidade espanhola conhecida como cidade universitária e recebe, principalmente nos meses referentes às férias de verão dos europeus, grande e diversificado público estudantil, que se aloja na cidade para a realização de cursos de línguas. A procura por cursos intensivos de espanhol na cidade é grande por vários motivos, dentre os quais se destacam a tranquilidade da cidade, a rica diversidade cultural e a proximidade à capital da Espanha, Madri.

O curso de espanhol no qual os alunos se inscreveram é oferecido pelas Escolas de Espanhol na Espanha e América Latina (Enforex) e é ministrado por professores nativos, que ensinam conteúdos gramaticais e culturais de modo lúdico, conduzindo os alunos à prática intensa do idioma, pois o que se estuda em sala de aula é praticado não apenas na sala de aula, mas, também, em todos os cantos da escola e da cidade. Os alunos participam ativamente das aulas e ainda das oficinas extraclasse oferecidas pela escola, ou seja, a língua espanhola está em constante uso, em todas as situações, fato que confere aos participantes da viagem pedagógica um aprendizado contínuo e duradouro.

Além do curso, os alunos também fazem excursões durante a estadia na Espanha e muitos foram os passeios que realizamos. Conhecemos as maravilhas de Salamanca, cidade que tão bem nos acolheu, Madri, a imensa capital, Segovia, Ávila, Toro e, ainda, a cidade de Aveiro, localizada em Portugal. Nas legendas das fotos referentes ao intercâmbio, constam os nomes de alguns lugares que conhecemos e a respectiva cidade.

Os lugares são incríveis! A beleza deles encantou a todos os viajantes e certamente vai encantar vocês a partir do momento que visualizarem as fotos. Cada foto tem uma imagem deslumbrante que despertará, nos alunos que da viagem participaram, uma ótima recordação e uma imensa vontade de revisitar os lugares e, em vocês, a vontade de participar dessa experiência inexplicável, eternamente guardada em nossa própria história...

Profa. Amanda D'Alarme Gimenez
agimenez@csj.g12.br

 

 

Fotos

 

Salamanca

 

Interior do Colégio Universitário Marista

    

 

Catedral de Salamanca

 

Torres da Catedral

 

Convento San Esteban

 

Plaza Mayor

 

Universidade de Salamanca

     

 

 

 

Segovia

 

Alcázar de Segovia

     

     

 

Aqueduto de Segovia

     

 

 

 

Toro

 

Plaza de Toros e Mirante

     

     

     

 

 

 

Madri

 

Estádio Santiago Bernabeu

 

     

 

Parque do Retiro

 

 

Catedral Almudena

 

Palácio Real de Madri

 

Templo de Debod

     

 

 

 

Ávila

 

Muralhas de Ávila

 

 

 

 

Aveiro - Portugal

 

     

 

 

 

Fotos do fim do curso e da despedida