CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015

fevereiro/2015

 

 

Tema: “Fraternidade: Igreja e Sociedade”

Lema: “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45)”

 

Fonte: www.cnbb.org.br

 

OBJETIVOS DA CAMPANHA

Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a Campanha da Fraternidade (CF) 2015 irá recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

O documento reflete a dimensão da vida em sociedade que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que “cuidam do bem-estar daqueles que convivem”.

Na apresentação do texto, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, explica que a Campanha da Fraternidade 2015 convida a refletir, meditar e rezar a relação entre Igreja e sociedade.

“Será uma oportunidade de retomarmos os ensinamentos do Concílio Vaticano II. Ensinamentos que nos levam a ser uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana. Sabemos que todas as pessoas que formam a sociedade são filhos e filhas de Deus. Por isso, os cristãos trabalham para que as estruturas, as normas, a organização da sociedade, estejam a serviço de todos”, comenta dom Leonardo.

 

OBJETIVO GERAL

Aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus.

 

Objetivos específicos

1. Fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade, identificar e compreender os principais desafios da situação atual.

2. Apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina Social da Igreja, como elementos autenticamente humanizante.

3. Identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral.

4. Aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas.

5. Buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo de levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade.

6. Atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária.

 

ORAÇÃO DA CF 2015

Ó Pai, alegria e esperança de vosso povo, vós conduzis a Igreja, servidora da vida, nos caminhos da história.

A exemplo de Jesus Cristo e ouvindo sua palavra que chama à conversão, seja vossa Igreja testemunha viva de fraternidade e de liberdade, de justiça e de paz.

Enviai o vosso Espírito da Verdade para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do Reino que há de vir. Por Cristo Senhor nosso. Amém!

 

EXPLICAÇÃO DO CARTAZ DA CF 2015

1. O cartaz da CF 2015 retrata o Papa Francisco lavando os pés de um fiel na Quinta-feira Santa de 2014. A Igreja atualiza o gesto de Jesus Cristo ao lavar os pés de seus discípulos. O lava-pés é expressão de amor capaz de levar a pessoa a entregar sua vida pelo outro. E com este amor que todo ser humano é amado por Deus em Jesus Cristo. Ao entregar-se à morte na cruz e ressuscitar, como celebramos na Páscoa, Jesus leva em plenitude o Eu vim para servir (cf. Mc 10,45).

2. A Igreja Católica, através de suas comunidades, participa das alegrias e tristezas do povo brasileiro. O Concílio Vaticano II veio iluminar a missão evangelizadora da Igreja. Evangelizar pelo testemunho, dialogando com as pessoas e a sociedade. No diálogo, a Igreja (as comunidades) está a serviço de todas as pessoas. Ao servir, ela participa da construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica. No serviço, ela edifica o Reino de Deus.

 

 

HINO DA CF 2015

Letra: Pe. José Antônio de Oliveira

Música: Pe. José Weber

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p5CRCFP26io

1. Em meio às angústias, vitórias e lidas,

No palco do mundo, onde a história se faz,

Sonhei uma Igreja a serviço da vida.

Eu fiz do meu povo os atores da paz! (2x)

Quero uma Igreja solidária,

Servidora e missionária,

Que anuncia e saiba ouvir.

A lutar por dignidade,

Por justiça e igualdade,

Pois "Eu vim para servir".

2. Os grandes oprimem, exploram o povo,

Mas entre vocês bem diverso há de ser.

Quem quer ser o grande se faça de servo:

Deus ama o pequeno e despreza o poder. (2x)

3. Preciso de gente que cure feridas,

Que saiba escutar, acolher, visitar.

Eu quero uma Igreja em constante saída,

De portas abertas, sem medo de amar! (2x)

4. O meu mandamento é antigo e tão novo:

Amar e servir como faço a vocês.

Sou mestre que escuta e cuida seu povo,

Um Deus que se inclina e que lava seus pés. (2x)

5. As chagas do ódio e da intolerância

Se curam com o óleo do amor-compaixão.

Na luz do Evangelho, acende a esperança.

Vem! Calça as sandálias, assume a missão! (2x)

 

 

MATERIAIS DISPONÍVEIS SOBRE A CF 2015

http://www.cnbb.org.br/publicacoes-2/documentos-para-downloads-2/cat_view/241-cf-campanha-da-fraternidade/521-cf-2015

 

 

Luiz Fernando Marchesin
lmarchesin@csj.g12.br

Coordenador de Pastoral