maio/2014

Colégio traz psicopedagoga internacional
para palestra no Teatro Paulo Moura

 

Na noite de 13 de maio o Colégio, com a parceria da APM e da Secretaria Municipal de Educação, proporcionou às famílias e aos professores da rede pública municipal a oportunidade de ouvir e refletir sobre a educação das crianças a partir das ideias da psicopedagoga argentina Alicia Fernández, no teatro Paulo Moura.

Com o tema A sociedade hipercinética incide na educação de seu filho?,  Alicia concentrou sua reflexão sobre alguns aspectos psicológicos oriundos dessa sociedade que entende ser denunciada por crianças e jovens por meio de inquietude e falta de atenção e, por essa razão, são medicalizadas (estimulantes e anti-depressivos).  Enfatizou que a “patologização” dos comportamentos mascara a “nossa falta de atenção” às verdadeiras necessidades socioafetivas das crianças e consequentemente ao seu desenvolvimento global. “Nos roubaram o tempo”, disse Alicia ao elucidar o cotidiano da família que, mesmo reunida, tem como protagonista uma tela, muitas vezes cada um “sua” tela (notebook, tablet, smartphone). Argumentou sobre o valor de reconquistar o tempo para nós e para os nossos filhos. Não qualquer tempo, mas um tempo melhor, de ricas interações, que “cultive o permanente e relativize o efêmero”. Tocou os presentes convidando-os a analisar o tipo de pensamento, o modo de pensar que aceita passivamente um determinado contexto (“o contexto é texto a partir do qual se atende”).  Ao encerrar, falou da alegria que devemos permanentemente cultivar bem como crer nas possibilidades de um novo modo de pensar.

Alicia Fernández tem desempenhado grandiosa contribuição na fundamentação do trabalho pedagógico e psicopedagógico em toda a América Latina e na Europa. Seus livros são a base teórica de muitos estudos recentes nessa área, na qual atua também como assessora em diferentes instituições educativas e de saúde no Brasil, Uruguai e Argentina. Quem desejar comunicar-se com a autora, segue o endereço: epsiba@epsiba.com

Márcia Elizabete Gomes

marcia@csj.g12.br

Orientadora Educacional

 

A psicopedagoga argentina Alicia Fernández fala para 900 pessoas no Teatro Paulo Moura.