Semana Cultural Agostiniana

Palestra

agosto/2013

 

“A linguagem dialogal em Santo Agostinho” 

O Colégio Agostiniano São José promoveu no dia 29/08 (quinta feira) palestra com o tema “A linguagem dialogal em Santo Agostinho”, com o Professor Moacyr Novaes, Professor de filosofia patrística e medieval da USP, e autor do livro “A razão em exercício: estudos sobre a filosofia de Agostinho”.

O evento teve início às 20h no Salão Nobre do colégio e teve como objetivo proporcionar à comunidade escolar um importante momento de formação sobre o pensamento do filósofo Agostinho de Hipona, mais conhecido como Santo Agostinho.

Foi um momento enriquecedor para todos os presentes, em que um pouco mais da produção filosófica agostiniana pôde ser conhecida por todos. O palestrante assinalou a proximidade do pensamento filosófico agostiniano com o de Sócrates e Platão. De Agostinho destacou a sua desconfiança da palavra escrita e sua preferência pelo diálogo como meio de investigação, provocando a controvérsia, propondo o enigma e utilizando as citações -profanas e bíblicas- como forma de argumentação. 

Prof. João Alberto da Silva

jsilva@csj.g12.br