Encontro ETAPA Enem e Vestibulares de Estaduais

Balanço e tendências (2012/2013)

agosto/2013

 

            Em 17 de agosto, sábado, O Diretor Geral, Pe. José Luis Arias e o Coordenador Pedagógico do Ensino Médio, Jesus Maria Martinez, participaram em São Paulo de um encontro pedagógico sobre as últimas tendências do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e dos Vestibulares das Universidades Estaduais de São Paulo.

            Destacou-se a crescente importância do ENEM, tendo se tornado na atualidade o principal vestibular do país, já que a imensa maioria das Universidades Federais disponibilizam a totalidade das vagas de seus cursos de graduação por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), em que o candidato utiliza a nota média do ENEM. A importância do exame como meio de selecionar os melhor preparados pode ser vista através de um só exemplo: a nota de corte para entrar em uma das vagas do curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi de 817,77 (de um total de 1000) em 2012. Nosso aluno Renan foi um dos que conseguiu realizar esse sonho.

            Enfatizou-se uma tendência observada nos dois últimos anos: a ampliação dos conteúdos exigidos no ENEM, ao mesmo tempo em que os vestibulares da universidades estaduais (UNICAMP, UNESP, USP) se aproximam do ENEM na forma, principalmente ao propor cada vez mais questões interdisciplinares e contextualizadas.

            Esse quadro de aumento da concorrência para o aluno da escola particular se faz mais evidente ao prcebermos que até o ano de 2016, em virtude do sistema de cotas, as vagas disponibilizadas para os nossos alunos serão a metade das que existem hoje, tanto nas universidades federais como nas estaduais.

            Por último, os professores de todas as áreas de conhecimento insistiram em preparar os nossos alunos para usar a lógica, prestando muita atenção a todos os detalhes das questões e lendo os textos com extremo cuidado.

            Foi um dia bastante proveitoso que contribuirá a melhorar a preparação de nossos alunos para o sucesso. 

 

Jesus Maria Martinez Piñeiro
jesus@csj.g12.br

Diretor Pedagógico

 

 
Jesus Maria Martinez e Pe. José Luis Arias