“A redação no vestibular UNICAMP”

Oficina

maio/2012
 

          No dia 12 de maio, os professores de Língua Portuguesa dos Ensinos Fundamental III e Médio participaram da oficina “A redação no vestibular UNICAMP”, oferecida no campus da própria universidade, na cidade de Campinas.

          A prova da UNICAMP destaca-se por privilegiar leitura e escrita, exigindo competências e habilidades que precisam ser trabalhadas e desenvolvidas academicamente. Já há três anos, a redação deste vestibular exige do candidato a elaboração de três textos de gêneros textuais diversos. A opção por estes, em detrimento da “clássica” dissertação, visa desautomatizar o ensino de redação nas escolas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, baseados em teoria linguística, destacam justamente a importância dos gêneros.

          No Colégio São José, o trabalho com gêneros textuais é desenvolvido desde o Ensino Fundamental, com o material didático e as produções em sala, e se aprofunda no Ensino Médio, na frente de Redação, com leituras e propostas diversificadas e aulas voltadas para UNICAMP, UEM, UFPR e outros vestibulares com proposta de redação semelhante. 

Profª. Ana Claudia Bertini Ciência
aciencia@csj.g12.br

 

Da esquerda para a direita, os professores Maria Luiza S. Teixeira, Ana Cláudia B. Ciencia, Marta Maria C. Fregnan Faça, Vera L. Girardi Racanicchi, Bruno Guirado, Marcela Sanches Blanco e Cláudia Fernandes C. Pinheiro.


"Notícias" da UNICAMP - Oficina “A Redação no Vestibular Unicamp”