Educação Financeira

fevereiro/2012

Atividade complementar orienta jovens
a decidir quanto ao uso do dinheiro 

          Gastar ou investir? Poupar ou aplicar?  As respostas a essas perguntas simplistas, do ponto de vista da economia, fazem parte do conteúdo do Programa de Educação Financeira, que será oferecido como atividade complementar aos alunos dos segundos e terceiros anos do Ensino Médio pelo Colégio Agostiniano São José, em parceria com a empresa Summit.

          O programa, ministrado pela Summit, visará preparar os alunos no campo da educação financeira, macro economia, aplicação em renda variável (bolsas de valores, etc), lhes conferindo uma visão ampla da economia mundial (globalização financeira), notadamente voltada ao entendimento das movimentações na China, EUA e Europa. Também serão abordados os conteúdos relacionados à economia brasileira (inflação, tesouro nacional, taxas básicas de juros, poupança, etc), por meio da exposição de ferramentas decisórias capazes de orientá-los quanto aos futuros investimentos ou poupanças.

          De acordo com a empresa, “trata-se de um conteúdo bastante sofisticado e de fundamental importância para qualquer cidadão, de qualquer idade, independentemente de sua condição social”.

          Esse é o segundo ano de parceria do Colégio com a Summit, objetivando a criação de alternativas diferenciadas de conhecimentos aos seus alunos. Em 2011, o curso foi considerado “um sucesso” pelos alunos que participaram dele, especialmente porque “pensavam” que seria “uma chatice”, mas o descobriram “extremamente prático e informativo”, de acordo com as respostas manifestadas nos formulários de avaliação.

          Além das aulas teóricas, o Programa de Educação Financeira prevê também dinâmicas práticas, para a fixação do conhecimento ensinado.

          Os interessados em participar do Programa deverão fazer suas inscrições na secretaria de Atividades Complementares do Colégio Agostiniano São José, mediante pagamento de R$ 100,00 de taxa de inscrição e quatro parcelas subsequentes, mensais, de R$ 125,00. As aulas serão ministradas sempre às quintas-feiras, das 18 às 19:40 horas. Todos os materiais didáticos e certificados estão inclusos. 

  

Alaor Ignácio dos Santos Jr.
alaor@csj.g12.br

Coordenador de Marketing

 

   



 
O consultor Jorge Scandelai, da Summit, explica aos alunos o conteúdo do Programa de Educação Financeira.

 

          Veja matéria sobre Educação Financeira veiculada no jornal Diário da Região: "Tão jovem e já com a conta bancária no vermelho".