Relançamento do selo postal comemorativo Papa Bento XVI no Brasil

Maio/2007

O Diretor Regional dos Correios São Paulo Interior, Vitor Joppert,
o Diretor Geral do Colégio Agostiniano São José e
o Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia convidaram
para a solenidade de relançamento do selo postal comemorativo
“Papa Bento XVI no Brasil”

Fotos

Local: Paróquia Santa Rita de Cássia
Data: 20 de maio de 2007 - domingo
Horário: 19h30min
Endereço: Av. Murchid Homsi, 2101 - Jd Stª Catarina - São José do Rio Preto (SP)

 

DIRETORIA REGIONAL SÃO PAULO INTERIOR

Edital 8/2007

Bem-vindo, Papa Bento XVI!

Joseph Ratzinger nasceu em Marktl am Inn, Alemanha, no dia 16 de abril de 1927, filho de uma antiga família de agricultores da Baixa Baviera.

Ainda jovem, foi convocado nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial para prestar serviços auxiliares nas baterias antiaéreas.

 Estudou filosofia e teologia na Universidade de Munique e doutorou-se em Teologia. Posteriormente, obteve a livre docência e exerceu com brilhantismo o magistério em filosofia e teologia nas renomadas universidades alemãs de Freising, Bonn, Münster, Tubinga e Ratisbona.

 O professor Joseph Ratzinger tornou-se mundialmente conhecido no meio acadêmico pelas suas inúmeras e apreciadas publicações, principalmente na área de teologia.

Em 29 de junho de 1951, foi ordenado sacerdote e, de 1962 a 1965, participou – como consultor teológico do Cardeal de Colônia, Joseph Frings –  do Concílio Vaticano II, ao qual deu notável contribuição.

Em 25 de  março de 1977, o Papa Paulo VI confiou-lhe o cargo de  Arcebispo de Munique e Freising, arquidiocese conhecida por sua numerosa população católica. No mesmo ano, designou-o Cardeal da Santa Igreja.

Em 1981, o Papa João Paulo II nomeou-o para os importantes cargos de Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; Presidente da Pontifícia Comissão Bíblica; Presidente da Pontifícia Comissão Teológica Internacional e Presidente da Comissão para a Preparação do Catecismo da Igreja Católica.

Além desses elevados encargos, foi eleito Decano do Colégio Cardinalício. Como tal, presidiu os trabalhos do Conclave que o elegeu o 265º Sucessor de Pedro. Após a eleição, escolheu  o nome de Bento XVI.

Sua primeira Carta-Encíclica - Deus é amor - apontou o amor inspirado em Jesus Cristo como caminho para a realização, na humanidade, dos profundos anseios de justiça e de paz.

É este Papa, pastor de toda a Igreja, que, em maio de 2007, junto ao Santuário Nacional da Rainha e Padroeira do Brasil, em Aparecida, inaugurará a V Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe, cuja presença entre nós será o testemunho de solicitude paterna para com o Povo de Deus que peregrina neste Continente.

                 Seja bem-vindo, Bento XVI! 

Dom Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo Metropolitano de Aparecida (SP) 

 

DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 8
Arte: Luiz Santos
Processo de Impressão: Ofsete
Folha:  30 selos
Papel: Cuchê gomado
Valor facial: R$ 0,90
Tiragem: 2.040.000 selos
Picotagem: 11,5 x 12
Área de desenho: 35mm x 25mm
Dimensões do selo: 40mm x 30mm
Data de emissão: 9/5/2007
Locais de lançamento: São Paulo/SP e Aparecida/SP
Impressão: Casa da Moeda do Brasil

SOBRE O SELO
Em primeiro plano, a imagem do Papa Bento XVI. Em segundo plano, a Basílica de Aparecida, local de realização da V Conferência General Del Episcopado Latinoamericano Y Del Caribe. Na composição da imagem visualiza-se o Brasão do Papa e a logomarca da Conferência. Na parte superior do selo foi criado um grafismo representando a bandeira nacional. Técnicas utilizadas, ilustração à guache sobre o papel – na  imagem do Papa –  e computação gráfica no restante da composição.