Lançamento de Carimbo Postal Comemorativo
dos 55 Anos da Sociedade Filatélica e Numismática
de São José do Rio Preto
e Prêmio Correios Jovem Colecionador em São José do Rio Preto-SP


Pe.José Luis e Leandro

        25 de maio foi um dia muito especial para a Comunidade Filatélica de São José do Rio Preto. De fato, aconteceu no Hall Público da Agência Central de Rio Preto, às 10h, a solenidade de lançamento do Carimbo Postal Comemorativo dos “55 Anos da Sociedade Filatélica e Numismática de São José do Rio Preto” e premiação do “Prêmio Correios Jovem Colecionador”.
        O evento contou com a presença de Carlos Eduardo de Almeida Bacherini, Assessor Técnico do Diretor Regional-SPI, Vitor Joppert, representando a Diretoria Regional de São Paulo Interior, Dr. Valdomiro Lopes, Deputado Estadual, Liszt Abdala Martingo, Assessor na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, representando o Prefeito Municipal de Rio Preto, Edinho Araujo, Dr. Jéferson Rodrigues de Almeida, Presidente da Sociedade Filatélica e Numismática de Rio Preto, Rubens Antônio Claudio, Gerente da REOP-05/SJO, Padre José Luís Arias Álvares, Diretor do Colégio São José, Dr. Jorge Bitar, Dirigente Cultural de José Bonifácio, representando a Casa Imperial do Brasil, coordenadores de colégios, filatelistas, numismatas, colaboradores dos Correios e grande público.
         A Sociedade Filatélica e Numismática de Rio Preto foi fundada em 03 de maio de 1951. Atualmente, a Sociedade realiza parcerias na realização de várias atividades voltadas à Filatelia, principalmente com os Correios, e tem participado ao longo desses 55 Anos, de vários Encontros de Colecionadores e Lançamento de Selos e Carimbos Postais.
         E nesse dia, quando a Sociedade comemora seus 55 Anos de existência, os Correios prestam-lhe sua homenagem com do lançamento de um Carimbo Postal Comemorativo. No período de 27/05 a 24/06, todas as correspondências postadas na AC/São José do Rio Preto, levarão essa tão importante marca postal, registrando no tempo e no espaço o acontecimento comemorado.
         Na oportunidade do lançamento do carimbo, foi realizada também a entrega do “Prêmio Correios Jovem Colecionador”, realizado no ano passado.
         O Prêmio Correios Jovem Colecionador consistiu na realização de um concurso destinado aos alunos e às escolas do Ensino Fundamental, e foi desenvolvido em 3 fases: LOCAL, ESTADUAL e NACIONAL.

Objetivos do Concurso

  1. Incentivar a utilização de selos postais como recurso didático no Ensino Fundamental, em vista do seu potencial pedagógico;
  2. Despertar o interesse dos alunos em conhecer os temas dos selos postais e utilizá-los para fins de pesquisa e ilustração de trabalhos escolares;
  3. Motivar a realização de trabalhos escolares ilustrados com selos postais e a montagem de coleções com temas e textos decorrentes de pesquisas relacionadas ao conteúdo programático das disciplinas;
  4. Estimular no público infanto-juvenil o hábito de colecionar selos.

        Foram premiados com Certificado e um Kit Filatélico, aos alunos:

        - Lucas Cotrim, do Colégio Santo Antônio (Fase Estadual), que concorreu com a coleção “DÊ ASAS À SUA IMAGINAÇÃO”;
        - Leandro Bertini Lara Gonçalves, do Colégio Agostiniano São José (Fase Regional), com a coleção “PERSONALIDADES NA FILATELIA BRASILEIRA”;
        - Liliam Carsava Merigue, do Colégio COOPEC - Cooperativa Regional de Educação e Cultura de São José do Rio Preto (Fase Regional), com a coleção “VIAGEM PELA CULTURA RELIGIOSA E FILOSÓFICA”.

        O aluno Lucas Cotrim, foi classificado em terceiro lugar na Fase Nacional.

        Em seguida, foram feitas as primeiras obliterações nas cartelas comemorativas com o carimbo, e a premiação do Concurso.

        No encerramento, todos os convidados foram convidados para um delicioso coquetel como forma de confraternização.

Carlos Roberto Favarão
Assistente Comercial de Filatelia-DR/SPI

 

         Leia mais sobre: carimbo postal e selo


Leandro efetuando a obliteração (carimbar)

Pe. José Luís e Carlos Bacherini
efetuando a obliteração

Os alunos Leandro, Liliam e Lucas.