Palavra do Diretor

Colégio Agostiniano São José: educar para ser,

pensar, sentir, se relacionar

.

A escola deve sempre questionar-se sobre a missão dela no mundo.

Acaso ela nos ajudaria somente como “academia da mente?” Hoje, há uma grande descoberta da escola como território dos afetos e das relações, felizmente! De fato, nela nós aprendemos que nosso mundo transcende os limites de nossos lares, aprendemos que a nossa vontade não deve reinar soberana no mundo e aprendemos a trilhar um caminho, enriquecidos por outros companheiros de viagem.

Assim, a vida é movimento, é dança, é relação! Nela dançamos com outras pessoas e o fazemos com nossa mente, corpo, coração e capacidade de relacionar-se. Ela nos envolve por inteiro e, por isso, a prioridade do Colégio Agostiniano São José é cuidar da pessoa integralmente. Neste sentido, nosso colégio vai ao encontro das grandes aspirações do ser humano: ao bem, à justiça, à verdade, à vida e ao amor, anseios que habitam o coração de todos!

Educação integral para felicidade
.

Nossa visão integral de educação quer, em primeiro lugar, pessoas felizes. Em um de seus diversos artigos, o escritor Augusto Cury disse que nunca viu uma geração tão triste, sábia constatação. Contudo, nestes meses de vivência como diretor, tenho visto uma escola serenamente alegre e motivada, pois se assim não fosse, uma “escola triste” seria uma “triste escola”.

Sobre a felicidade o filósofo Teilhard de Chardin dizia: Felicidade de crescer em forças, em sensibilidade, em posse de si mesmo. Felicidade, também, de se juntarem uns aos outros, para se completarem e se unirem”. Num mundo onde se ensina sobretudo a “aprender a ter”, nós ensinamos o jovem a conquistar os recursos interiores, a sabedoria para “aprender a ser”, ser feliz! Na obra agostiniana “A vida feliz”, o amigo de Santo Agostinho, Licêncio, exclamava com alegria: “a maior e mais deplorável indigência é a privação da sabedoria”. De fato, a felicidade é uma empreitada difícil, artesanal e envolve o ser humano por inteiro, principalmente no que diz respeito à construção da sabedoria.

Mais de você em você mesmo: supera-te!
.

É bem verdade que o indiscutível êxito dos nossos estudos é nos tornarmos seres humanos melhores e mais sábios, pois em tudo, o verdadeiro ganho é a própria vida. Parafraseando o filósofo Spinoza seria “ter mais de você em você mesmo”, querendo aludir à necessidade de desenvolver nossos tesouros escondidos e superar os nossos próprios limites. Afortunadamente, são muitos os tesouros conquistados no trabalho educacional de renomada excelência, nestes mais de 70 anos do CASJ.

A formação de nosso corpo docente, a postura ética e acolhedora de nossos colaboradores, o trabalho singular realizado pela tutoria são os nossos diferenciais. Responder, à altura, à confiança que os pais, familiares e alunos nos depositam, é responder com lealdade à missão de educar bem não somente as mentes e as mãos, mas, essencialmente, os corações! Eis a nossa missão!

Fraternal abraço a todos!

Pe. Fábio, OSA.

Pe. Fábio Teixeira dos Santos
Diretor Institucional